Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quarta-feira 31/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
Sexta-feira 02/08/2024 |
|||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
08h30 – 12h00 | Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Matemática Marker NFP – 02 |
Museu da matemática BCo – Hall de Exposições |
Trigonovan NFP – Saguão |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Matemática Marker NFP – 02 |
Museu da matemática BCo – Hall de Exposições |
Trigonovan NFP – Saguão |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Museu da matemática BCo – Hall de Exposições |
Abáco dos inteiros NFP – 04 |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Abáco dos inteiros NFP – 04 |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
12h00 – 14h00 | Intervalo | |||||||||||||||||||||||||||
14h00 – 18h30 | Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Matemática Marker NFP – 02 |
Museu da matemática BCo – Hall de Exposições |
Trigonovan NFP – Saguão |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Matemática Marker NFP – 02 |
Museu da matemática BCo – Hall de Exposições |
Trigonovan NFP – Saguão |
Atividades livres | Abáco dos inteiros NFP – 04 |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
Abáco dos inteiros NFP – 04 |
Arquimedes e Cavalieri NFP – 03 |
Clube da matemática NFP – 01 |
Matemateca NFP – 03 |
Mágicas interativas BCo – Hall de Exposições |
||||
16h00 – 18h30 | ||||||||||||||||||||||||||||
18h00 – 20h00 | Observando o céu e matematicando Observatório |
Programação diária
Segunda-feira – 29/07/2024
Horário/Local | Arquimedes, Cavalieri e o volume da esfera Expositor: Rafael de Lima Moreira Autores: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza Instituição: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Na abordagem do Princípio de Cavalieri, foi elaborada uma sequência de atividades para realizar a dedução do volume de uma esfera refletindo-se sobre as ideias de Arquimedes para, assim, determiná-la a partir do volume de uma anticlépsidra. Dessa maneira, todos os estudantes tem a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma situação prática e envolvente, relacionando diversas tecnologias com a abstração matemática inerente ao estudo dos temas citados. Com uma estrutura de aulas adaptável e utilização de recursos compartilhados, podemos realizar a referida proposta com poucos insumos utilizando apenas uma impressora 3D, sendo possível reutilizar os materiais produzidos em turmas subsequentes. Após uma revisão prévia de tópicos de Geometria, foram desenvolvidos modelos tridimensionais na plataforma Tinkercad para impressão 3D, possibilitando a verificação do Princípio de Cavalieri nos cortes transversais previamente confeccionados. Assim, os estudantes podem comprovar tais relações e suas implicações de maneira prática, assegurando uma aprendizagem significativa, equitativa e dinâmica. |
Horário/Local | Matemateca Expositora: Deborah Raphael Instituição: Universidade de São Paulo |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemateca do IME/USP construiu um grande acervo de “objetos matemáticos” que procura aproximar o público geral da matemática. Em particular, muitas peças expositivas podem ser exploradas no desenvolvimento de conteudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trazendo novas ferramentas para o professor. Esta exposição que apresentamos na Bienal explora várias facetas da matemática que podem ser utilizadas na aproximação com o público: o lúdico, o apelo estético, as aplicações na vida cotidiana. Esperamos que se divirtam com a visita! Quem sabe, sirva também como um incentivo para criarem seus próprios objetos matemáticos. |
Horário/Local | Mágicas interativas com fundamentação matemática: truques de magia e diversões matemáticas Expositor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 BCo – Hall | Resumo: A arte de adivinhar ou prever números e cálculos aritméticos faz parte de nossa cultura matemática desde a primeira infância. Autores consagrados tem dedicado seu tempo a escrever livros sobre truques aritméticos de efeitos mágicos, dirigidos a audiências de todas as idades, baseados em propriedades, às vezes insuspeitas, advindas da teoria dos números. A arte de trabalhar com barbantes, para construir figuras, é parte do folclore de quase todas as culturas primitivas. Por séculos os homens desenvolveram esta arte com um grau de sofisticação comparável à arte do origami, realizada até hoje no Japão. Milhares de padrões e truques foram inventados, e esta arte parece encantar as crianças até hoje, principalmente se acompanhada de lendas e mistérios. Ela também é fonte de integração e sociabilidade. Pretende-se desenvolver ainda, nesta oficina, várias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geométrica e lógica. |
Horário/Local | Matemática marker: jogos, quebra-cabeças e outros materiais pedagógicos Expositor: Diego Lieban Autores: Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha; Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira e Diego Lieban Instituição: Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Museu da matemática UFMG: divulgação e popularização da matemática por meio da matemática recreativa Expositora: Júlia da Mata Gonçalves Dias Autora: Universidade Federal de Minas Gerais Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica em Educação Matemática que, entre outras razões, surgiu como recurso pedagógico na busca por melhorias e renovações para os materiais e métodos de ensino dentro desse campo. Nesse sentido, o Museu da Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais atua com o objetivo de promover e divulgar a Matemática Recreativa, extrapolando os limites da sala de aula e trabalhando como divulgador e desmitificador da Matemática para os mais diversos públicos. Assim, esta exposição pretende compartilhar de forma prática as experiências das visitas ao Museu, replicando-as para os participantes do evento, promovendo, também, uma reflexão sobre a metodologia que trabalhamos, que desconstrói a representação do ensino-aprendizagem da Matemática limitadamente a vias mecânicas, abstratas e formais. Tais experiências têm mostrado que a interação com quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, desafios lógicos, entre outros materiais de nosso acervo, promove uma percepção positiva da Matemática e enriquece a nossa formação inicial e é essa vivência que pretendemos proporcionar aos participantes da Bienal da Matemática: um momento de diversão e formação. |
Horário/Local | Trigonovan Expositor: Vanderlei Perpétuo Vaz Autor: Vanderlei Perpétuo Vaz Instituição: Colégio Ressurreição |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – Saguão | Resumo: Trigonovan trata-se de um material pedagógico desenvolvido para facilitar o ensino/aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. Ao utilizá-lo, o professor levará o aluno a entender as especificidades das funções seno, cosseno e tangente, bem como compreender o comportamento do esboço gráfico de cada uma delas no plano cartesiano. |
Terça-feira – 30/07/2024
Horário/Local | Arquimedes, Cavalieri e o volume da esfera Expositor: Rafael de Lima Moreira Autores: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza Instituição: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Na abordagem do Princípio de Cavalieri, foi elaborada uma sequência de atividades para realizar a dedução do volume de uma esfera refletindo-se sobre as ideias de Arquimedes para, assim, determiná-la a partir do volume de uma anticlépsidra. Dessa maneira, todos os estudantes tem a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma situação prática e envolvente, relacionando diversas tecnologias com a abstração matemática inerente ao estudo dos temas citados. Com uma estrutura de aulas adaptável e utilização de recursos compartilhados, podemos realizar a referida proposta com poucos insumos utilizando apenas uma impressora 3D, sendo possível reutilizar os materiais produzidos em turmas subsequentes. Após uma revisão prévia de tópicos de Geometria, foram desenvolvidos modelos tridimensionais na plataforma Tinkercad para impressão 3D, possibilitando a verificação do Princípio de Cavalieri nos cortes transversais previamente confeccionados. Assim, os estudantes podem comprovar tais relações e suas implicações de maneira prática, assegurando uma aprendizagem significativa, equitativa e dinâmica. |
Horário/Local | O clube de matemática como ambiente de aprendizagem e espaço de formação docente Expositora: Ana Paula Cabral Couto Pereira Autores: Ana Paula Cabral Couto Pereira; Vinicius Mendes Couto Pereira Instituição: Universidade Federal Fluminense |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 01 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Matemateca Expositora: Deborah Raphael Instituição: Universidade de São Paulo |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemateca do IME/USP construiu um grande acervo de “objetos matemáticos” que procura aproximar o público geral da matemática. Em particular, muitas peças expositivas podem ser exploradas no desenvolvimento de conteudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trazendo novas ferramentas para o professor. Esta exposição que apresentamos na Bienal explora várias facetas da matemática que podem ser utilizadas na aproximação com o público: o lúdico, o apelo estético, as aplicações na vida cotidiana. Esperamos que se divirtam com a visita! Quem sabe, sirva também como um incentivo para criarem seus próprios objetos matemáticos. |
Horário/Local | Mágicas interativas com fundamentação matemática: truques de magia e diversões matemáticas Expositor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 BCo – Hall | Resumo: A arte de adivinhar ou prever números e cálculos aritméticos faz parte de nossa cultura matemática desde a primeira infância. Autores consagrados tem dedicado seu tempo a escrever livros sobre truques aritméticos de efeitos mágicos, dirigidos a audiências de todas as idades, baseados em propriedades, às vezes insuspeitas, advindas da teoria dos números. A arte de trabalhar com barbantes, para construir figuras, é parte do folclore de quase todas as culturas primitivas. Por séculos os homens desenvolveram esta arte com um grau de sofisticação comparável à arte do origami, realizada até hoje no Japão. Milhares de padrões e truques foram inventados, e esta arte parece encantar as crianças até hoje, principalmente se acompanhada de lendas e mistérios. Ela também é fonte de integração e sociabilidade. Pretende-se desenvolver ainda, nesta oficina, várias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geométrica e lógica. |
Horário/Local | Matemática marker: jogos, quebra-cabeças e outros materiais pedagógicos Expositor: Diego Lieban Autores: Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha; Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira e Diego Lieban Instituição: Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Museu da matemática UFMG: divulgação e popularização da matemática por meio da matemática recreativa Expositora: Júlia da Mata Gonçalves Dias Autora: Universidade Federal de Minas Gerais Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica em Educação Matemática que, entre outras razões, surgiu como recurso pedagógico na busca por melhorias e renovações para os materiais e métodos de ensino dentro desse campo. Nesse sentido, o Museu da Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais atua com o objetivo de promover e divulgar a Matemática Recreativa, extrapolando os limites da sala de aula e trabalhando como divulgador e desmitificador da Matemática para os mais diversos públicos. Assim, esta exposição pretende compartilhar de forma prática as experiências das visitas ao Museu, replicando-as para os participantes do evento, promovendo, também, uma reflexão sobre a metodologia que trabalhamos, que desconstrói a representação do ensino-aprendizagem da Matemática limitadamente a vias mecânicas, abstratas e formais. Tais experiências têm mostrado que a interação com quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, desafios lógicos, entre outros materiais de nosso acervo, promove uma percepção positiva da Matemática e enriquece a nossa formação inicial e é essa vivência que pretendemos proporcionar aos participantes da Bienal da Matemática: um momento de diversão e formação. |
Horário/Local | Trigonovan Expositor: Vanderlei Perpétuo Vaz Autor: Vanderlei Perpétuo Vaz Instituição: Colégio Ressurreição |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – Saguão | Resumo: Trigonovan trata-se de um material pedagógico desenvolvido para facilitar o ensino/aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. Ao utilizá-lo, o professor levará o aluno a entender as especificidades das funções seno, cosseno e tangente, bem como compreender o comportamento do esboço gráfico de cada uma delas no plano cartesiano. |
Quarta-feira – 31/07/2024
Horário/Local | Arquimedes, Cavalieri e o volume da esfera Expositor: Rafael de Lima Moreira Autores: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza Instituição: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Na abordagem do Princípio de Cavalieri, foi elaborada uma sequência de atividades para realizar a dedução do volume de uma esfera refletindo-se sobre as ideias de Arquimedes para, assim, determiná-la a partir do volume de uma anticlépsidra. Dessa maneira, todos os estudantes tem a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma situação prática e envolvente, relacionando diversas tecnologias com a abstração matemática inerente ao estudo dos temas citados. Com uma estrutura de aulas adaptável e utilização de recursos compartilhados, podemos realizar a referida proposta com poucos insumos utilizando apenas uma impressora 3D, sendo possível reutilizar os materiais produzidos em turmas subsequentes. Após uma revisão prévia de tópicos de Geometria, foram desenvolvidos modelos tridimensionais na plataforma Tinkercad para impressão 3D, possibilitando a verificação do Princípio de Cavalieri nos cortes transversais previamente confeccionados. Assim, os estudantes podem comprovar tais relações e suas implicações de maneira prática, assegurando uma aprendizagem significativa, equitativa e dinâmica. |
Horário/Local | O clube de matemática como ambiente de aprendizagem e espaço de formação docente Expositora: Ana Paula Cabral Couto Pereira Autores: Ana Paula Cabral Couto Pereira; Vinicius Mendes Couto Pereira Instituição: Universidade Federal Fluminense |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 01 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Matemateca Expositora: Deborah Raphael Instituição: Universidade de São Paulo |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemateca do IME/USP construiu um grande acervo de “objetos matemáticos” que procura aproximar o público geral da matemática. Em particular, muitas peças expositivas podem ser exploradas no desenvolvimento de conteudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trazendo novas ferramentas para o professor. Esta exposição que apresentamos na Bienal explora várias facetas da matemática que podem ser utilizadas na aproximação com o público: o lúdico, o apelo estético, as aplicações na vida cotidiana. Esperamos que se divirtam com a visita! Quem sabe, sirva também como um incentivo para criarem seus próprios objetos matemáticos. |
Horário/Local | Mágicas interativas com fundamentação matemática: truques de magia e diversões matemáticas Expositor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 BCo – Hall | Resumo: A arte de adivinhar ou prever números e cálculos aritméticos faz parte de nossa cultura matemática desde a primeira infância. Autores consagrados tem dedicado seu tempo a escrever livros sobre truques aritméticos de efeitos mágicos, dirigidos a audiências de todas as idades, baseados em propriedades, às vezes insuspeitas, advindas da teoria dos números. A arte de trabalhar com barbantes, para construir figuras, é parte do folclore de quase todas as culturas primitivas. Por séculos os homens desenvolveram esta arte com um grau de sofisticação comparável à arte do origami, realizada até hoje no Japão. Milhares de padrões e truques foram inventados, e esta arte parece encantar as crianças até hoje, principalmente se acompanhada de lendas e mistérios. Ela também é fonte de integração e sociabilidade. Pretende-se desenvolver ainda, nesta oficina, várias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geométrica e lógica. |
Horário/Local | Museu da matemática UFMG: divulgação e popularização da matemática por meio da matemática recreativa Expositora: Júlia da Mata Gonçalves Dias Autora: Universidade Federal de Minas Gerais Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – Saguão | Resumo: A Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica em Educação Matemática que, entre outras razões, surgiu como recurso pedagógico na busca por melhorias e renovações para os materiais e métodos de ensino dentro desse campo. Nesse sentido, o Museu da Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais atua com o objetivo de promover e divulgar a Matemática Recreativa, extrapolando os limites da sala de aula e trabalhando como divulgador e desmitificador da Matemática para os mais diversos públicos. Assim, esta exposição pretende compartilhar de forma prática as experiências das visitas ao Museu, replicando-as para os participantes do evento, promovendo, também, uma reflexão sobre a metodologia que trabalhamos, que desconstrói a representação do ensino-aprendizagem da Matemática limitadamente a vias mecânicas, abstratas e formais. Tais experiências têm mostrado que a interação com quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, desafios lógicos, entre outros materiais de nosso acervo, promove uma percepção positiva da Matemática e enriquece a nossa formação inicial e é essa vivência que pretendemos proporcionar aos participantes da Bienal da Matemática: um momento de diversão e formação. |
Quinta-feira – 01/08/2024
Horário/Local | O Ábaco dos Inteiros, concreto e virtual, e os tijolos táteis Expositor: Cydara Cavedon Ripoll Autoras: Cydara Cavedon Ripoll; Franciele Marciane Meinerz Wermann; Vanessa Pacheco Blumberg e Luisa Rodriguez Doering Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Nesta exposição serão apresentadas as ferramentas Ábaco (físico) dos Números Inteiros, Ábaco Virtual dos Números Inteiros e os Tijolos Táteis, com as quais é possível abordar as infinitas representações com os números inteiros e as operações de adição, subtração e multiplicação. A ferramenta Tijolos Táteis é um material tátil acessível também a estudantes com deficiência visual possibilitando, assim, uma efetiva inclusão em uma sala de aula comum. Durante a exposição, participantes serão desafiados a refletir, a criar conjecturas, a descobrir e a deduzir as chamadas regras de sinais dessas operações, bem como a resolver equações lineares com os Tijolos Táteis. |
Horário/Local | Arquimedes, Cavalieri e o volume da esfera Expositor: Rafael de Lima Moreira Autores: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza Instituição: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Na abordagem do Princípio de Cavalieri, foi elaborada uma sequência de atividades para realizar a dedução do volume de uma esfera refletindo-se sobre as ideias de Arquimedes para, assim, determiná-la a partir do volume de uma anticlépsidra. Dessa maneira, todos os estudantes tem a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma situação prática e envolvente, relacionando diversas tecnologias com a abstração matemática inerente ao estudo dos temas citados. Com uma estrutura de aulas adaptável e utilização de recursos compartilhados, podemos realizar a referida proposta com poucos insumos utilizando apenas uma impressora 3D, sendo possível reutilizar os materiais produzidos em turmas subsequentes. Após uma revisão prévia de tópicos de Geometria, foram desenvolvidos modelos tridimensionais na plataforma Tinkercad para impressão 3D, possibilitando a verificação do Princípio de Cavalieri nos cortes transversais previamente confeccionados. Assim, os estudantes podem comprovar tais relações e suas implicações de maneira prática, assegurando uma aprendizagem significativa, equitativa e dinâmica. |
Horário/Local | O clube de matemática como ambiente de aprendizagem e espaço de formação docente Expositora: Ana Paula Cabral Couto Pereira Autores: Ana Paula Cabral Couto Pereira; Vinicius Mendes Couto Pereira Instituição: Universidade Federal Fluminense |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 01 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Matemateca Expositora: Deborah Raphael Instituição: Universidade de São Paulo |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemateca do IME/USP construiu um grande acervo de “objetos matemáticos” que procura aproximar o público geral da matemática. Em particular, muitas peças expositivas podem ser exploradas no desenvolvimento de conteudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trazendo novas ferramentas para o professor. Esta exposição que apresentamos na Bienal explora várias facetas da matemática que podem ser utilizadas na aproximação com o público: o lúdico, o apelo estético, as aplicações na vida cotidiana. Esperamos que se divirtam com a visita! Quem sabe, sirva também como um incentivo para criarem seus próprios objetos matemáticos. |
Horário/Local | Mágicas interativas com fundamentação matemática: truques de magia e diversões matemáticas Expositor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 BCo – Hall | Resumo: A arte de adivinhar ou prever números e cálculos aritméticos faz parte de nossa cultura matemática desde a primeira infância. Autores consagrados tem dedicado seu tempo a escrever livros sobre truques aritméticos de efeitos mágicos, dirigidos a audiências de todas as idades, baseados em propriedades, às vezes insuspeitas, advindas da teoria dos números. A arte de trabalhar com barbantes, para construir figuras, é parte do folclore de quase todas as culturas primitivas. Por séculos os homens desenvolveram esta arte com um grau de sofisticação comparável à arte do origami, realizada até hoje no Japão. Milhares de padrões e truques foram inventados, e esta arte parece encantar as crianças até hoje, principalmente se acompanhada de lendas e mistérios. Ela também é fonte de integração e sociabilidade. Pretende-se desenvolver ainda, nesta oficina, várias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geométrica e lógica. |
Horário/Local | Observando o céu e matematicando Expositor: José Antonio Salvador Autores: Vitor P. C. Lima; Jéssica A. C. Farto; Eron V. Trindade e José Antonio Salvador Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
18h00 – 20h00 Observatório | Resumo: Desde as civilizações antigas, observar o mundo ao nosso redor sempre foi uma prática comum. O céu, em particular, despertou grande curiosidade e teve múltiplas utilidades para os povos antigos, como a determinação do tempo, a previsão das épocas de plantio e colheita, e até mesmo a navegação geográfica. Com o advento das lunetas, introduzidas por Galileu, nossa visão do cosmos se expandiu consideravelmente. Com telescópios cada vez mais poderosos, nossa compreensão do universo também se aprimorou significativamente. |
Sexta-feira – 02/08/2024
Horário/Local | O Ábaco dos Inteiros, concreto e virtual, e os tijolos táteis Expositor: Cydara Cavedon Ripoll Autoras: Cydara Cavedon Ripoll; Franciele Marciane Meinerz Wermann; Vanessa Pacheco Blumberg e Luisa Rodriguez Doering Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Nesta exposição serão apresentadas as ferramentas Ábaco (físico) dos Números Inteiros, Ábaco Virtual dos Números Inteiros e os Tijolos Táteis, com as quais é possível abordar as infinitas representações com os números inteiros e as operações de adição, subtração e multiplicação. A ferramenta Tijolos Táteis é um material tátil acessível também a estudantes com deficiência visual possibilitando, assim, uma efetiva inclusão em uma sala de aula comum. Durante a exposição, participantes serão desafiados a refletir, a criar conjecturas, a descobrir e a deduzir as chamadas regras de sinais dessas operações, bem como a resolver equações lineares com os Tijolos Táteis. |
Horário/Local | Arquimedes, Cavalieri e o volume da esfera Expositor: Rafael de Lima Moreira Autores: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza Instituição: Gutemberg Pinheiro Lima, Rafael de Lima Moreira e Yan Xavier Souza |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: Na abordagem do Princípio de Cavalieri, foi elaborada uma sequência de atividades para realizar a dedução do volume de uma esfera refletindo-se sobre as ideias de Arquimedes para, assim, determiná-la a partir do volume de uma anticlépsidra. Dessa maneira, todos os estudantes tem a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma situação prática e envolvente, relacionando diversas tecnologias com a abstração matemática inerente ao estudo dos temas citados. Com uma estrutura de aulas adaptável e utilização de recursos compartilhados, podemos realizar a referida proposta com poucos insumos utilizando apenas uma impressora 3D, sendo possível reutilizar os materiais produzidos em turmas subsequentes. Após uma revisão prévia de tópicos de Geometria, foram desenvolvidos modelos tridimensionais na plataforma Tinkercad para impressão 3D, possibilitando a verificação do Princípio de Cavalieri nos cortes transversais previamente confeccionados. Assim, os estudantes podem comprovar tais relações e suas implicações de maneira prática, assegurando uma aprendizagem significativa, equitativa e dinâmica. |
Horário/Local | O clube de matemática como ambiente de aprendizagem e espaço de formação docente Expositora: Ana Paula Cabral Couto Pereira Autores: Ana Paula Cabral Couto Pereira; Vinicius Mendes Couto Pereira Instituição: Universidade Federal Fluminense |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 01 | Resumo: Nesta exposição pretendemos apresentar o desenvolvimento e os resultados parciais alcançados pela implementação do projeto intitulado: Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e Espaço de Formação Docente, no contexto da cooperação firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN). Desta forma, a partir do contexto geral, faremos uma breve descrição do projeto, um panorama das etapas realizadas e exposição das atividades desenvolvidas até o presente momento. A implementação do projeto se iniciou por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de consolidar o suporte teórico e conceber a formatação do Clube que virá a ser consolidado nas etapas posteriores. A partir da ampliação destas pesquisas têm sido produzidas cerca de 100 (cem) atividades de ensino, formando um arcabouço de possibilidades didáticas, podendo ser vistas como ferramentas para construção de espaços de aprendizagem e vivência matemática nas Unidades Escolares. As atividades elaboradas estão disponibilizadas no site www.clubedamatematica.com. |
Horário/Local | Matemateca Expositora: Deborah Raphael Instituição: Universidade de São Paulo |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 NFP – 03 | Resumo: A Matemateca do IME/USP construiu um grande acervo de “objetos matemáticos” que procura aproximar o público geral da matemática. Em particular, muitas peças expositivas podem ser exploradas no desenvolvimento de conteudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trazendo novas ferramentas para o professor. Esta exposição que apresentamos na Bienal explora várias facetas da matemática que podem ser utilizadas na aproximação com o público: o lúdico, o apelo estético, as aplicações na vida cotidiana. Esperamos que se divirtam com a visita! Quem sabe, sirva também como um incentivo para criarem seus próprios objetos matemáticos. |
Horário/Local | Mágicas interativas com fundamentação matemática: truques de magia e diversões matemáticas Expositor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti Autor: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
8h30 – 12h00 e 14h00 – 18h30 BCo – Hall | Resumo: A arte de adivinhar ou prever números e cálculos aritméticos faz parte de nossa cultura matemática desde a primeira infância. Autores consagrados tem dedicado seu tempo a escrever livros sobre truques aritméticos de efeitos mágicos, dirigidos a audiências de todas as idades, baseados em propriedades, às vezes insuspeitas, advindas da teoria dos números. A arte de trabalhar com barbantes, para construir figuras, é parte do folclore de quase todas as culturas primitivas. Por séculos os homens desenvolveram esta arte com um grau de sofisticação comparável à arte do origami, realizada até hoje no Japão. Milhares de padrões e truques foram inventados, e esta arte parece encantar as crianças até hoje, principalmente se acompanhada de lendas e mistérios. Ela também é fonte de integração e sociabilidade. Pretende-se desenvolver ainda, nesta oficina, várias brincadeiras envolvendo geometria, topologia geométrica e lógica. |