
A singularidade de uma vida não se mede apenas pelos prêmios ou pelas conquistas acadêmicas, mas por tudo o que ela representa para aqueles que a cercam. É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) informa o falecimento, nesta segunda-feira, 30 de junho, aos 77 anos, da professora Maria Aparecida Soares Ruas. Cidinha, como era carinhosamente conhecida, era membra honorária e integrava a Diretoria desta Sociedade, que ajudou a moldar com inteligência, sensibilidade e compromisso.
Nascida em Lins, no interior de São Paulo, Cidinha foi uma das pioneiras na consolidação da pesquisa em geometria e teoria das singularidades no Brasil. Sua trajetória se entrelaça ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde se tornou professora emérita. Ali, ajudou a formar gerações de matemáticos, ocupou cargos de liderança como chefe do Departamento de Matemática, presidente da Comissão de Pós-Graduação (em duas gestões), além de ter sido vice-diretora.
Por suas contribuições científicas, foi amplamente reconhecida no Brasil e no exterior. Em 2009, foi agraciada com a insígnia da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2024, foi eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS). No início de 2025, sua expertise foi mais uma vez celebrada com o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, concedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), nos Estados Unidos.
Autora de mais de 80 artigos científicos em periódicos internacionais e coautora de cinco livros, Cidinha foi, mais do que tudo, ponte entre mundos, entre pessoas, entre tempos.
A matemática brasileira perde uma referência. A SBM, uma de suas maiores colaboradoras. E todos nós, uma presença que soube fazer da ciência um gesto profundamente humano.
Manifestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e a todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-la. Cidinha deixa o marido, professor José Gaspar Ruas Filho, e três filhos: Janaína, José Augusto e Juliana.
O velório será realizado no dia 1º de julho, terça-feira, a partir das 10h30, no Velório Municipal N. S. do Carmo, em São Carlos (SP). O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 14h30, Cemitério Municipal N. S. do Carmo., também em São Carlos.