Associados Institucionais – Prata

Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (PPGM-UFSCar)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (PPGM-UFSCar) está sediado no campus sede da Universidade Federal de São Carlos, na cidade de São Carlos-SP. O programa teve início em 1987, com o Curso de Mestrado em Matemática e, em 1997, passou a ofertar também o Curso de Doutorado em Matemática.

O PPGM-UFSCar atua com a finalidade de formar profissionais qualificados para desempenhar atividades associadas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à docência superior no campo da Matemática, em suas três grandes áreas de concentração: Álgebra, Análise e Geometria & Topologia. Desde sua criação, centenas de mestres e doutores foram formados e atuam, na sua maioria, em instituições de ensino e pesquisa em todas as regiões do país, bem como em colaboração com instituições estrangeiras de ensino e pesquisa.

Colégio Galois – @galoiscolegio

O Colégio Galois desempenha um papel fundamental que vai além do desenvolvimento cognitivo do estudante, abrangendo aspectos físicos, afetivos, sociais e espirituais. Com três unidades em Brasília – Le Petit Galois, Galois Águas Claras e Colégio Galois –, atende da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Desde 1996 oferece uma educação completa, com uma proposta pedagógica fundamentada em três pilares – cognitivo, formativo e espiritual – e uma equipe de profissionais de excelência, sendo o colégio reconhecido como a instituição de ensino do Distrito Federal com os maiores índices de aprovação no Enem, na UnB e nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Aqui aliamos tecnologia a metodologias diferenciadas para oferecer uma experiência de ensino única, com projetos inovadores e prazer pela aprendizagem.

Tem interesse em conhecer uma das unidades do Colégio Galois? Acesse www.galois.com.br e agende sua visita. Será um prazer receber você.

Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal

Graduação em matemática. Modalidade Licenciatura.
O curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Viçosa – campus UFV – Florestal foi criado em 2009, com a implantação do Programa de Apoio aos Planos de
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Desde o seu início, o curso tem recebido os melhores índices nas avaliações do MEC e tem formado profissionais qualificados para atuar no ensino e na pesquisa em Matemática e em áreas afins.
O curso tem duração de 4 anos. São ofertadas 25 vagas por ano. No presente momento, maio de 2023, a licenciatura conta com 32 alunos matriculados e 64 egressos.
Site: https://lcm.caf.ufv.br/

Graduação em matemática. Bacharelado em Modelagem Matemática e Ciências de Dados.
A UFV-Florestal está planejando criar mais uma modalidade em seu curso de graduação em matemática. Trata-se do Bacharelado em Modelagem Matemática e Ciências de Dados.

PROFMAT-UFV
O PROFMAT-UFV iniciou as suas atividades no campus Viçosa em 2011. De 2011 a 2018, ano de encerramento do polo Viçosa, este formou 46 mestres.
Em 2015, é inaugurado outro polo do PROFMAT-UFV, agora em Florestal. De 2015 até o primeiro semestre de 2023, o polo formou 58 mestres e conta com 33 alunos matriculados. No ENA 2023, foram ofertadas 15 vagas em Florestal.
Site: https://profmatflorestal.caf.ufv.br/

Instituto Apontar

O Instituto Apontar é uma organização social sem fins lucrativos com um histórico de 15 anos no mercado. Nosso foco é atender alunos oriundos da rede pública municipal de baixa renda com traços de altas habilidades.

Nossa seleção é feita nas escolas públicas pela equipe técnica do Instituto Apontar autorizada em parceria com o Instituto Helena Antipoff, órgão da SME do Rio de Janeiro.

Nossos programas foram desenhados para que possamos contribuir com os 3 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU para agenda 2030: ODS 10 – Redução da Desigualdade; ODS 01 – Erradicação da Pobreza e ODS 04 – Educação de Qualidade.

Hoje atendemos cerca de 500 crianças tanto na nossa sede na Lapa, quanto nas escolas polos espalhadas nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação do município do RJ.

Caso queira nos conhecer um pouco mais, segue a gente no Instagram e no LinkedIn.

Instagram: https://www.instagram.com/instituto_apontar/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/instituto-apontar

Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Matemática-Licenciatura

O ingresso da primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG ocorreu no segundo semestre de 2006. O curso tem sido muito bem avaliado, tendo um bom desempenho no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2018, nota máxima no ENADE e no IDD em 2017, nota máxima no ENADE, e nota 4 de 5 no IDD em 2022. Em 2021, o Guia da Faculdade do Estadão avaliou o curso com 4 estrelas.

O curso tem duração de 4 anos, ofertando 40 vagas, com entrada anual no 1º semestre.

O principal objetivo do curso é a formação de profissionais da Educação Básica, especificamente para atuação nas séries finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio. Também tem como objetivo formar discentes para a pós-graduação em Matemática Pura, Matemática Aplicada, Educação Matemática e áreas afins. Além disso, pela importância e aplicabilidade da Matemática em outras áreas do conhecimento, o licenciado em matemática tem condições de se aperfeiçoar para ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico.

Site: https://www.unifal-mg.edu.br/matematica/

PROFMAT/UNIFAL-MG
O PROFMAT iniciou as suas atividades no campus sede da UNIFAL-MG em 2022. No ENA 2023, foram ofertadas 10 vagas em Alfenas-MG.

O curso visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional.


Site: https://www.unifal-mg.edu.br/profmat/

Ibilce – Unesp

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) nasceu como UMURP – Universidade Municipal de São José do Rio Preto, em 1955, e em 1957 se transformou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), que foi implantada à UNESP em 1976, alterando seu nome para o atual.

O Departamento de Matemática foi criado em 1968, com a criação do curso de Licenciatura em Matemática, na FAFI, e passou a fazer parte do IBILCE/UNESP em 1976. Atualmente conta com 31 docentes: 5 Titulares, 12 Associados e 14 Doutores, todos em regime RDIDP (40h semanais), e atua nas linhas de pesquisa de Análise Aplicada, Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica, Análise Matemática, Análise Numérica, Ensino de Matemática, Funções Especiais e Polinômios Ortogonais, Geometria Diferencial, Modelagem Matemática, Otimização e Teoria do Controle, Sistemas Dinâmicos, Teoria das Singularidades, Topologia Algébrica, Teoria dos Números.

Desde sua criação, o departamento se empenha em crescer de forma organizada, qualificando seu corpo docente, zelando pela formação e aperfeiçoamento dos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, participando de maneira ativa do cenário científico atual, mantendo um contínuo relacionamento com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, através da participação de seus docentes e alunos em atividades científicas e culturais, além de prestação de serviços à comunidade.

Site:
https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/