Evento organizado pelo Instituto Apontar reuniu centenas de adolescentes de baixa renda com superdotação no Museu do Amanhã
No último sábado (1), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco do Apontar Day 2023. O evento foi organizado pelo Instituto Apontar, organização que presta assistência social e formação acadêmica a adolescentes de baixa renda com superdotação. O Instituto Apontar é uma das instituições associadas à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e, para o evento, contou com os patrocínios de Behring e Stone.
A cerimônia comemorou o encerramento das atividades do primeiro semestre do Programa A+, em que o Instituto Apontar detém 11 escolas polos em 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os alunos dançaram, pularam e cantaram à beça com as bandas de rock que agitaram o evento carioca e ficará para sempre na memória de todos os envolvidos.
O Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, o Deputado Federal Julio Lopes (PP) e o Vereador Pedro Duarte (NOVO) estiveram presentes para prestigiar o Apontar Day junto a diretores e coordenadores das 11 CREs. Roberto Imbuzeiro e Katia Coutinho, Diretor e Gerente da SBM, respectivamente, também compareceram ao evento no Museu do Amanhã.
Imbuzeiro mostrou-se impressionado com o significado do evento na vida dos adolescentes incluídos no projeto. Houve uma premiação concedida pelo Embaixador do Instituto Apontar, Hélio De La Peña, que teceu algumas palavras que emocionaram o público.
“Não tinha ideia do escopo da atuação da Apontar, o quão grande o Apontar se tornou, chegando a mais de 100 escolas, públicas e privadas. Fiquei muito empolgado em ver as crianças falando dos trabalhos, vendo as apresentações, felizes, cantando, pulando de alegria, curtindo o momento e eles merecem. Têm habilidades especiais, uma inteligência fora da curva e é muito legal ver esse potencial deles ser desenvolvido ao máximo para o bem próprio, para o bem da família e da sociedade”, declarou Imbuzeiro.
O professor e pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) também aprovou a organização do evento no sentido de reunir instituições relevantes na área de educação. Tudo isso, opina Imbuzeiro, contribui para tornar a iniciativa ainda mais impactante para a comunidade.
“Foi muito interessante a oportunidade de conhecer outras instituições ligadas à educação. Conversei com pessoas de outras fundações, é muito legal ver tantas iniciativas juntas por um mesmo ideal. Espero que tanto o IMPA quanto a SBM possam aportar alguma coisa para essas atividades no futuro”, conclui.
Certamente, o Apontar Day ficará registrado na mente de cada uma das crianças atendidas pela ONG carioca. A SBM só tem a agradecer a todos que tornaram realidade e fazem o sucesso deste projeto, que abarca alunos com habilidades elevadas da rede pública de ensino. Para 2024, a expectativa é ainda maior!