Departamento de Matemática da PUC-Rio
O Departamento de Matemática da PUC-Rio foi fundado em 1966, sendo um dos mais prestigiados centros de ensino e pesquisa em matemática do Brasil. O Bacharelado em Matemática da PUC-Rio concilia uma sólida formação nas principais áreas da matemática com uma grande flexibilidade curricular. Os alunos podem personalizar sua formação, escolhendo as disciplinas optativas e cursando eletivas nos departamentos de sua escolha, podendo inclusive se formar simultaneamente em Matemática e em Física, Engenharia ou Computação. Além de bolsas de estudos oferecidas pela PUC-Rio aos estudantes de todas as áreas, a PUC-Rio vem oferecendo ainda três modalidades de bolsas aos alunos do Bacharelado em Matemática. Desde a sua criação em 1969 o Bacharelado do DMAT recebe majoritariamente conceitos máximos nas diversas avaliações às quais é submetido. A inserção profissional dos egressos é ampla e compreende segmentos como instituições acadêmicas, mercado financeiro, empresas de informática e órgãos de pesquisa do setor público.
O Programa de Pós-Graduação em Matemática da PUC-Rio tem conceito máximo (7) na CAPES e é reconhecido pela sólida formação matemática dos seus egressos, capacitando-os para a pesquisa e atividades que demandem alta qualificação matemática. A escala do programa permite que os professores ofereçam atenção diferenciada para cada aluno. Existe um estreito relacionamento entre matemáticos puros e aplicados e com o setor produtivo. Os egressos trabalham em destacadas posições em universidades e empresas do Brasil e do exterior. Ressaltamos que a pós-graduação acadêmica é gratuita e os alunos dispõem de bolsas dos diversos órgãos de fomento, como CAPES, CNPQ, FAPERJ e também de empresas do setor produtivo.
IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada tem como principal missão a realização de pesquisa em ciências matemáticas e afins, formação de pesquisadores, difusão do conhecimento e integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e setor produtivo.
Para cumprir sua missão, o IMPA desenvolve atividades variadas como pesquisas, formação de mestres e doutores, promoção do programa de pós-doutorado e de intercâmbio científico, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de eventos científicos e de popularização da matemática, e colabora ainda com políticas nacionais de desenvolvimento do setor público e privado.
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp
O IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica é uma das mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa científica nas áreas de matemática, estatística e matemática aplicada. Somos uma das 24 unidades de ensino e pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, e estamos localizados no campus de Barão Geraldo na cidade de Campinas, São Paulo. Iniciamos nossas atividades logo nos primeiros anos de funcionamento da Unicamp, em 1968.
O Instituto conta com um corpo docente de cerca de 100 professores dedicados às atividades de ensino e pesquisa nas diferentes áreas da matemática, matemática aplicada e estatística, além de desenvolverem uma grande variedade de atividades de extensão. Nos últimos anos, temos investido cada vez mais na prestação de serviços à comunidade, por meio de convênio com órgãos públicos, empresas e indústrias.
Oferecemos 4 cursos de graduação, em Matemática, Licenciatura em Matemática, Estatística e Matemática Aplicada e Computacional, muito bem avaliados nacionalmente e que já formaram mais de 3.700 profissionais, sendo 1.115 professores de matemática. Nossos ex-alunos tem tido sucesso tanto ao seguir na carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado, quanto no mercado de trabalho.
Atualmente o IMECC tem 5 Programas de Pós-Graduação: Matemática (mestrado e doutorado, conceito 7 na Capes), Matemática Aplicada (mestrado e doutorado, conceito 6 na Capes), Estatística (mestrado e doutorado, conceito 5 na Capes), além de dois mestrados profissionais. Nossas pós-graduações já formaram mais de 1400 mestres e mais de 800 doutores, e nossos egressos da pós-graduação tem ocupado posições de destaque em suas áreas de atuação.
Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas – FGV EMAp
A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas – FGV EMAp foi criada em 2011 com o objetivo de desenvolver a matemática contemporânea, adaptada aos desafios da era digital e do conhecimento. Ciente da crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais aptos a utilizar técnicas matemáticas e modelos computacionais cada vez mais sofisticados, a EMAp prepara seus egressos para atuar em setores estratégicos de associações públicas e privadas, além de capacitá-los para projetos acadêmicos e de pesquisa.
A Escola de Matemática Aplicada oferece dois cursos de Graduação, em Matemática Aplicada e em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Pós-Graduação nessas áreas, estimulando projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como parcerias institucionais internas e externas.
Assim, a missão da Escola é obter e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos de base matemática e computacional, principalmente, em temas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.
Contempla as seguintes linhas de pesquisa: Ciência de Dados, Controle e Otimização, Epidemiologia Matemática, Estatística, Modelos Estocásticos, Finanças e Risco.