Eurostat divulga lançamento do European Statistics Awards Programme

Premiação total chega a 24 mil euros

A Eurostat anunciou o lançamento do European Statistics Awards Programme, concurso voltado para a descoberta de metodologias e fontes de dados promissoras que possam ser utilizadas para melhorar a produção de estatísticas europeias. As disputas serão nas áreas de nowcasting e inteligência da web.

Na primeira etapa da competição de nowcasting, as equipes terão a oportunidade de enviar nowcasts para um ou mais tipos de séries cronológicas de estatísticas europeias. A competição será definida em duas partes diferentes: a capacidade do seu nowcast fornecer estimativas num prazo muito curto e o potencial dos seus métodos para serem reproduções e aumentados à produção estatística europeia. Os temas são:

– Número de noites passadas por turistas em alojamentos turísticos (hostels, hotéis e afins);

– Volume de produção na indústria;

– Preços do produtor na indústria.

Para concorrer, as equipes devem enviar pelo menos seis estimativas de pontos (por oito meses) para pelo menos cinco países. O objetivo é aumentar a probabilidade de classificação em primeiro lugar para o prêmio de precisão. Para concorrer ao prêmio de reprodutibilidade, a equipe também deve apresentar descrições metodológicas detalhadas – incluindo código.

A competição teve início na semana passada, no dia 1º de setembro, e segue durante os próximos oito meses até 30 de abril de 2023. O European Statistics Awards Programme está aberto para equipes de até cinco pessoas das mais diferentes origens e áreas que possuam habilidades em análise de séries temporais, forecasting ou nowcasting.

Serão concedidos 12 prêmios, quatro para cada série temporal da primeira rodada de premiações nowcasting. No prêmio de precisão, o primeiro lugar ganha 3 mil euros, o segundo 2 mil e o terceiro mil euros. Para prêmio de reprodutibilidade, haverá premiação de 5 mil euros. Ou seja, se um grupo vencer as três séries, poderá faturar 24 mil euros.

Para mais informações, acesse o site oficial da premiação.