Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quarta-feira 31/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
14h00 – 16h00 | Matemática como ferramenta de inclusão: deficiência, acolhimento, gênero e diversidade. Bento Prado |
Convivência nas escolas: o papel da escola, poder público e família Bento Prado |
Atividades livres | Formação de formadores – O que devem conhecer os docentes que lecionam nos cursos de licenciatura em matemática? Bento Prado |
||||||||||||||||
16h00 – 16h30 | Intervalo | Intervalo | ||||||||||||||||||
16h30 – 18h00 | Redesenhando os cursos de serviço de Matemática na universidade Auditório DM |
Redesenhando os cursos de serviço de matemática na universidade Auditório DM |
Redesenhando os cursos de serviço de matemática na universidade Auditório DM |
Programação diária
Segunda-feira – 29/07/2024
Horário/Local | Matemática como ferramenta de inclusão: deficiência, acolhimento, gênero e diversidade Mediadora: Yuriko Yamamoto Baldin. Integrantes: Agnaldo Esquincalha – UFRJ; Clelia Ignatius Nogueira – UNIOESTE; Edmar Reis Thiengo IFES/ES e Yuriko Yamamoto Baldin – UFSCar. |
14h00 – 16h00 Bento Prado | Resumo: Um dos grandes desafios da educação contemporânea tem sido a inclusão em ambiente escolar que implica o acolhimento dos estudantes, desde o nível elementar até o superior. A Mesa Redonda II busca discutir a Matemática, um dos pilares da educação escolar, como uma ferramenta para o estabelecimento de situações que favoreçam o acolhimento da diversidade de estudantes presentes em sala de aula, atendendo não apenas a aspectos legais, mas a demanda cada vez maior da sociedade, e que, ao mesmo tempo, proporcionem o acesso ao conhecimento matemático. Palestrantes especialistas no tema de Ensino de Ciências Exatas e Matemática, e em Formação de Professores de Matemática irão contribuir ao debate. |
Horário/Local | Redesenhando os cursos de serviço de matemática na universidade Mediador(a): Humberto José Bortolossi – UFF Integrantes: Andrea V. Rohrer – UERJ; Carlos Tomei – PUC-Rio, Felipe Acker – UFRJ e Humberto J. Bortolossi. |
16h30 – 18h00 Auditório DM | Resumo: Durante a pandemia, encontros no Fórum de Pós Graduação de Matemática deixaram claro a necessidade de reconsiderar o ensino de matemática nos cursos universitários. Tanto os cursos de serviço (Cálculo, Álgebra Linear, Probabilidade, Estatística, Métodos Numéricos) quanto os cursos oferecidos no bacharelado precisam de atualização, em conteúdo e estratégias didáticas. As disciplinas não acompanharam novas demandas tecnológicas e estão cada vez mais distantes das demandas profissionais a quem se destinam. O programa dos encontros é motivado por duas fontes: os encontros no Forumppg e outro, em junho, que deu continuidade à reflexão sobre esses temas. As três sessões da mesa tratam dos cursos de serviço, dos cursos do bacharelado, e da necessidade de interagir com novas formas de matemática aplicada. Cada sessão consta de apresentação de material, seguida que debate. |
Terça-feira – 30/07/2024
Horário/Local | Convivência nas escolas: o papel da escola, poder público e família Mediadora: Ana Paula Borelli Matsumoto Integrantes: Ana Paula Borelli Matsumoto – SEDUC-SP; Norma Suely Siqueira Eiras – SEDUC-SP e Priscila Estevao Micelli – SEDUC-SP. |
14h00 – 16h00 Bento Prado | Resumo: Programa Conviva – SP Programa de Melhoria de Convivência Escolar cujo objetivo é promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual; articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental. Parte-se do princípio de que um clima harmonioso, colaborativo e seguro contribui com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, razão de ser da escola. O Programa foi implementado atendendo as seguintes frentes: segurança nas escolas, psicólogo na educação, formação para vice-diretor e professor de orientação de convivência escolar. A escola conta ainda com o Protocolo de Segurança 179 que regulamenta as tomadas de ação em fase de problemas no interior das escolas. Na oportunidade, apresentaremos uma prática de desenvolvimento da temática em uma de nossas escolas. |
Horário/Local | Redesenhando os cursos de serviço de matemática na universidade Mediador(a): a definir Integrantes: Andrea V. Rohrer – UERJ; Carlos Tomei – PUC-Rio e Felipe Acker – UFRJ. |
16h30 – 18h00 Auditório DM | Resumo: Durante a pandemia, encontros no Fórum de Pós Graduação de Matemática deixaram claro a necessidade de reconsiderar o ensino de matemática nos cursos universitários. Tanto os cursos de serviço (Cálculo, Álgebra Linear, Probabilidade, Estatística, Métodos Numéricos) quanto os cursos oferecidos no bacharelado precisam de atualização, em conteúdo e estratégias didáticas. As disciplinas não acompanharam novas demandas tecnológicas e estão cada vez mais distantes das demandas profissionais a quem se destinam. O programa dos encontros é motivado por duas fontes: os encontros no Forumppg e outro, em junho, que deu continuidade à reflexão sobre esses temas. As três sessões da mesa tratam dos cursos de serviço, dos cursos do bacharelado, e da necessidade de interagir com novas formas de matemática aplicada. Cada sessão consta de apresentação de material, seguida que debate. |
Quinta-feira – 01/08/2024
Horário/Local | Formação de formadores – O que devem conhecer os docentes que lecionam nos cursos de licenciatura em matemática? Mediador: Victor Geraldo. Integrantes: Grasiele Cristiane Jorge – UNIFESP; Maria do Carmo de Sousa – UFSCar; Victor Geraldo – UFRJ, Viviane de Oliveira Santos – UFAL e Walcy Santos – UFRJ |
14h00 – 16h00 Bento Prado | Resumo: Esta mesa redonda é iniciativa de colaboração entre diversas Sociedades envolvidas na área de matemática – SBM, SBEM, ANPMat, SBMAC, SBHMat. Levando em conta a importância estratégica e a urgência de valorização dos cursos de formação inicial de professores no Brasil, especialmente nas Instituições públicas de ensino superior, o objetivo desta mesa redonda é discutir como a participação de docentes com diferentes perfis acadêmicos pode ser fundamental para os cursos de Licenciatura em Matemática, reconhecidos como cursos com objetivos específicos de formação profissional e com personalidade própria. Em particular, buscamos superar dicotomizações comuns, como conteúdo e pedagogia, teoria e prática, escola e universidade. |
Horário/Local | Redesenhando os cursos de serviço de matemática na universidade Mediador(a): a definir Integrantes: Andrea V. Rohrer – UERJ; Carlos Tomei – PUC-Rio e Felipe Acker – UFRJ |
16h30 – 18h00 Auditório DM | Resumo: Durante a pandemia, encontros no Fórum de Pós Graduação de Matemática deixaram claro a necessidade de reconsiderar o ensino de matemática nos cursos universitários. Tanto os cursos de serviço (Cálculo, Álgebra Linear, Probabilidade, Estatística, Métodos Numéricos) quanto os cursos oferecidos no bacharelado precisam de atualização, em conteúdo e estratégias didáticas. As disciplinas não acompanharam novas demandas tecnológicas e estão cada vez mais distantes das demandas profissionais a quem se destinam. O programa dos encontros é motivado por duas fontes: os encontros no Forumppg e outro, em junho, que deu continuidade à reflexão sobre esses temas. As três sessões da mesa tratam dos cursos de serviço, dos cursos do bacharelado, e da necessidade de interagir com novas formas de matemática aplicada. Cada sessão consta de apresentação de material, seguida que debate. |