Autores: Rigler da Costa Aragão, Antonia Cristina Batista Almeida

Resumo:
O presente trabalho trata do ensino da fatoração para alunos com baixa visão. A matemática é uma matéria de extrema importância para a vida em sociedade, e como tal, é preciso está acessível a todos, independente de cor, raça, condição econômica e deficiência. A pesquisa foi motivada por observarmos as dificuldades de aprendizagem de um aluno com baixa visão durante as aulas de matemática na escola Therezinha Abreu Vita no município de Santana do Araguaia PA. A finalidade desta pesquisa é apresentar uma proposta de ensino de fatoração para alunos de baixa visão do 8° ano do ensino fundamental. A pesquisa é um estudo de caso de caráter exploratório, combinada com observações de campo que proporcionam maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Os resultados foram satisfatórios de acordo com a metodologia de ensino desenvolvida e os objetivos propostos, pois o aluno compreendeu como fatorar polinômio, utilizando os materiais manipuláveis para aprender o ensino de fatoração.