Autores: Glenda de Fátima Amorim Quadros, Emilly de Fátima Sousa Barbosa, Marly Dos Anjos Nunes
Resumo:
O presente trabalho pretende mostrar o desenvolvimento de um jogo matemático, chamado Dominó dos Restos, como estratégia e alternativa de ensino, que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, apontando a relevância do jogo como ferramenta constituinte no processo do aprendizado em sala de aula. Tendo como base a disciplina Teoria dos Números, em especial, o conteúdo de divisibilidade e congruência modular, permitindo o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes, como a destreza e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico. Servindo como um meio para o docente, de forma que colabore para a fixação do assunto citado acima, com o objetivo de associar toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Assim, apresentamos uma proposta que pode ser utilizada como instrumento de ensino, onde foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAΠNMAT) para ser implementado em sala, tornando as aulas mais prazerosas e dinâmicas e proporcionando uma aprendizagem satisfatória.