Autores: Vera Debora Maciel Vilhena, Nazare do Socorro Moraes Silva, Regina da Silva

Resumo:
A proposta deste minicurso é apresentar aos participantes (Professores da Educação Básica, graduandos das Licenciaturas em Matemática dos anos iniciais), o uso de material manipulável como recurso didático para auxiliar no ensino de noções de SND, na perspectiva da Teoria das situações didáticas (TSD). Sua organização é delineada em três momentos: 1º) fundamentação teórica que sustenta o presente estudo, apresentação e o uso de material manipulável. 2º) desenvolvimento das atividades com uso das tampinhas de garrafa pet 3º) discussão acerca da viabilidade desses recursos como proposta para sala de aula e possibilidades de utilização. As atividades serão desenvolvidas em grupos de até cinco componentes. Ao final aspiramos que este minicurso proporcione momentos de reflexão e aprendizagem aos participantes evidenciando a importância da utilização de material manipulável no ensino e aprendizagem de matemática, bem como fomentar situações de ensino que possa ser planejada e construída pelo professor com intuito de proporcionar ao aluno condições que o leve a aquisição de um novo, que se deseja ensinar.

Categorias: Resumo de Oficina