Autores: José Acácio de Araújo, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
Resumo:
A oficina proposta é resultado do produto educacional de nossa dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), cujo objetivo foi elaborar um material didático que possa ser usado na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, recebem uma formação insuficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas, isso foi apontado principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em um levantamento atual que fizemos nas estruturas curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas brasileiras. O produto educacional resultou na elaboração de um livreto para ser utilizado em cursos de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os Números Naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.