Autores: Edna Machado da Silva, Natanael Freitas Cabral, Miguel Chaquiam
Resumo:
O propósito desta oficina é divulgar entre profissionais e estudantes da educação matemática um modelo estruturante para elaboração de sequências didáticas condizente com as orientações curriculares atuais para o ensino de matemática no Brasil. O modelo estruturante desenvolvido por Cabral (2017), Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), pode promover por meio de intervenções dialógicas a formalização gradual de conceitos matemáticos. Assim, foi estabelecido como objetivo apresentar o modelo estruturante da UARC aos participantes da X Bienal de Matemática por meio da (re)construção e manipulação da Sequência Didática “O conceito de função e suas linguagens”, constante no Produto Educacional de Silva (2020). A oficina proposta está prevista para ser desenvolvida em 2 encontros de 2 horas cada. No primeiro encontro serão apresentados os aportes teóricos nos quais está assentada o constructo UARC e as diversas etapas que o constituem e, no segundo, a (re)construção da sequência didática, acompanhadas das recomendações aos que forem fazer uso desta, bem como sua aplicação e manipulação dos seus elementos integrantes. Por fim, será traçado considerações sobre aplicação e validação de uma Sequência Didática elaborada nos moldes desse constructo.