Autores: Simone Maria de Moraes, Jaqueline de Santana Silva, Leonardo Fagundes Reis

Resumo:
O uso de jogos africanos no ensino de Matemática proporciona conhecimento sobre a origem da Matemática na África, podendo ser um mecanismo para a exploração de diversos tópicos do currículo, permitindo aos alunos e professores conhecerem e reconhecerem como os povos africanos faziam uso de atividades de raciocínio lógico-matemático em atividades de jogos, além de auxiliar no entendimento dos conteúdos matemáticos neles presentes. No intuito de propiciar a estudantes e professores de matemática material para a implementação da lei no contexto do ensino de Matemática, apresentamos uma proposta de oficina abordando temas relacionados à cultura africana, através de jogos africanos, permitindo aos participantes conhecerem e reconhecerem como os povos africanos faziam uso de atividades de raciocínio lógico em atividades de jogos e, utilizando esse mecanismo, explorarem diversos assuntos do currículo escolar. A dinâmica irá da descrição histórica, passando pela construção dos tabuleiros, discussão de atividades pedagógicas até a elaboração de novas atividades e roteiro de aulas.

Categorias: Resumo de Oficina