Autores: Shirlane Bessa Ferreira Lopes, Alexandre Vinicius Campos Damasceno, Suellen Cristina Queiroz Arruda
Resumo:
A educação financeira e a matemática financeira possuem uma intrínseca relação, isso por que os conteúdos matemáticos são essenciais para o processo de educar financeiramente, tais como, cálculo de juros simples e compostos, descontos, sistemas de amortização. É possível que essa conexão seja uma das causas de um comum equívoco ao tomá-las como sinônimos. Entretanto, apesar desses conteúdos matemáticos serem importantes para a educação financeira, eles não são suficientes para sustentá-la, pois ela é bem mais ampla que os conhecimentos a respeito de cálculos. A educação financeira contempla além de habilidades matemáticas, questões atitudinais envolvendo ética, meio ambiente, entre outros. Por este motivo, o presente trabalho pretende contribuir para a disseminação da educação financeira no âmbito escolar por meio da capacitação de professores e futuros professores de matemática. Para tanto, abordaremos algumas possibilidades de aplicações da educação financeira em aulas de matemática para os anos finais do ensino fundamental, utilizando materiais disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de desenvolver habilidades especificas da matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).