Autor: Adriano Rui Pinto Dos Reis
Resumo:
O algoritmo usual da multiplicação que é ensinado na Educação Básica é utilizado efetuando-se o produto de cada dígito do multiplicando por cada um do multiplicador e, em seguida, soma-se adequadamente todos os resultados. Este método requer memorização dos fatos básicos de multiplicação embora tenha outros algoritmos alternativos que os alunos possam achar mais interessante e descomplicado de operar em relação ao método tradicional. Neste trabalho pesquisamos sobre o método Gelosia e propomos uma adaptação a este algoritmo, a fim de que ele se torne mais prático e acessível ao discente. Realizamos uma pesquisa descritiva e verificamos que o método é realmente funcional, que adaptação ao método Gelosia é viável, que o algoritmo é analisado e descrito de maneira detalhada em relação à sua técnica de obtenção de produtos, o que impõe a constatação de que é possível criar interesse e curiosidade nos alunos do Ensino Básico sobre outros métodos alternativos de multiplicação. Palavras-chave: gelosia, algoritmo, multiplicação, ensino.