Autores: Francisca Maria Oliveira do Nascimento Vieira, Mirtys Loranne de Araújo, Juliana Maria Schivani Alves

Resumo:
O presente artigo traz resultados de um projeto de pesquisa em fase de conclusão. Se debruça na perspectiva de que o docente de Matemática necessita estar a par das possibilidades de aplicativos, sites e softwares computacionais, que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobretudo no contexto atual de pandemia, que evidenciou ainda mais esta necessidade entre docentes e estudantes. Nesse sentido, o produto educacional que será gerado a partir da referente pesquisa pretende amenizar barreiras de docentes no que se refere às dificuldades didáticas tecnológicas enfrentadas antes, durante e após o ensino remoto. Objetiva-se criar um catálogo qualitativo, em formato de e-book, com apresentação de recursos tecnológicos digitais tais como sites, aplicativos, softwares computacionais, além de propostas de atividades matemáticas utilizando cada recurso explorado, vídeos tutoriais com orientações de uso, auxiliando e dinamizando o tempo de pesquisa, formação tecnológica e produção de aulas por parte dos docentes de Matemática.