O interesse pelo estudo de matemática pode ser despertado utilizando diferentes estratégias. A curiosidade natural dos estudantes para resolver enigmas é, certamente, uma poderosa ferramenta à disposição dos professores. Os temas envolvendo enigmas são variados, mas os números seguem em destaque. Fonte abundante de problemas interessantes e, às vezes, difíceis de serem tratados, os números seguem nos brindando com os mais diversos mistérios e curiosidades. Batizados com nomes peculiares, temos números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, algébricos, transcendentes, primos, gêmeos, complexos, quadrados, triangulares, perfeitos, de Ouro, de Fibonacci, etc. Uma lista generosa de números com propriedades muito particulares. Nessa diversidade de números, escolhemos nossos preferidos, os Números Mágicos de Ball. Ao definir os Números Mágicos de Ball, estudar suas propriedades e identificar diferentes conexões criamos um ambiente propício para estimular os estudantes a encontrar novos padrões, discutir a base decimal e explicar algoritmos utilizados nas operações elementares. Generalizando as discussões para bases não decimais temos a oportunidade de retomar a representação dos números e, ao tratar os algoritmos das operações elementares em bases não decimais sedimentam alguns conhecimentos prévios. Além disso, obtemos conexões surpreendentes como a que relaciona a quantidade de Números Mágicos de Ball à sequência de Fibonacci.