Autores: Cristiane Ruiz Gomes, Ian Wanderley Gomes, João Felipe Ximenes Paiva Lima
Resumo:
O carregamento wireless, desenvolvido com base no conhecimento de ressonância magnética, tem proporcionado um grande avanço no ramo dos carros elétricos, por sua proeminência na transmissão eficiente e prática de energia durante o carregamento, sendo de grande importância para uma provável transição que a sociedade irá presenciar: a substituição de veículos movidos a combustão por elétricos. Mas uma das barreiras que impedem essa transição, é o tempo de recarga dos carros, que atualmente ainda está distante de ser adequado, durando cerca de horas, e o que a implantação do carregamento wireless poderia suplantar, já que o veículo poderá carregar enquanto estiver estacionado de maneira que sua bateria estará constantemente em capacidade próxima a máxima. A eficiência desse carregamento, é outro motivo gerador de discussões e de impasses para aplicação do sistema sem fio de recarga. Porém, diferente da “indução normal” vista no carregamento de aparelhos eletrônicos como celular e tablet, o fenômeno da ressonância magnética permite que o espaço entre as bobinas seja maior e mais eficiente, tornando esse tipo de carregamento equivalente ao de um “tradicional”. Assim, este artigo apresenta um modelo matemático para a análise de uma das topologias dos circuitos de carregamento wireless, possibilitando uma estimativa da eficiência e de outros parâmetros desse sistema.