Autores: Matheus Amorim da Luz, Marly Dos Anjos Nunes, Edilene Farias Rozal
Resumo:
Este trabalho visa apresentar uma proposta que fomente a aplicação matemática através da correlação entre os dois formatos de ensino, por meio do conteúdo matemático de Isometria, Sequências e Séries, com uso no crochê e software GeoGebra. Pois, é cada vez mais crescente/necessário a abordagem aplicada dos conteúdos matemáticos ministrados e nessa linha, podemos destacar o florescimento de volumosas pesquisas desenvolvidas nas áreas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ou de práticas Culturais Tradicionais, mas raramente executadas no ensino superior, e geralmente são condicionadas ao antagonismo. Assim sendo, realizamos pesquisas bibliográficas didático-pedagógica e de apropriação de técnicas dos elementos específicos dos assuntos a serem trabalhados, ao passo que caminhamos pela Modelagem Matemática e Etnomatemática. Como resultado, modelamos Motivos de Crochê2 com Sequências e Séries correspondente as suas partes, de modo parcial ou genérico; ressignificamos tal peça como construção do software GeoGebra, utilizando os comandos Polígonos, Sequências, Vetores e Controles deslizantes; e, correlacionamos práticas de ensino na aplicabilidade matemática.