Autor: Mateus Mendes Magela
Resumo:
A educação brasileira enfrenta desde o ano de 2020 uma de suas maiores crises em decorrência da pandemia de Covid 19 e o impacto sobre a educação pública é ainda maior com severas consequências sobre os indicadores educacionais com destaque para a aprendizagem e a evasão escolar. Nesse contexto é preciso reinventar as estratégias didáticas com a finalidade de recolocar o estudante como foco da ação pedagógica. Nesse sentido o laboratório de Matemática tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do uso de objetos de aprendizagem desenvolvidos sob a perspectiva da educação STEAM, como estratégia didática, para engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que os resultados obtidos no laboratório possam impactar novas iniciativas com o intuito de preencher uma lacuna teórica existente a respeito dessa temática, bem como produzir novos objetos de aprendizagem gamificados capazes de minimizar os limites e desafios da educação matemática, principalmente no cenário pós-pandemia.