Autores: Romulo Everton de Carvalho Moia, Robson do Carmo Dutra Dias, Laércio de Jesus Machado de Melo
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da História da Matemática presente em dois livros didáticos de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental escola pública do município de Cametá-PA. Assim, pretende-se enfatizar a essencialidade da abordagem do aspecto histórico da matemática, pois desse modo o ensino se torna mais significativo no que tange a assimilação dos conteúdos através do ensino contextualizado. A metodologia empregada foi a descrição e análise de livros didáticos e seus respectivos conteúdos, bem como a análise bibliográfica de autores que abordam a história da matemática e o referido tema ( análise de livros didáticos). Nesse sentido, esta análise faz-se necessária uma vez que a apropriação do conhecimento matemático e de sua história é uma via para a construção da matemática vinculada à vida prática e relacionada às diversas áreas do conhecimento, o que gera a compreensão desta ciência e seus objetivos. Portanto, é essencial fomentar a relação do conteúdo com a realidade do educando, para viabilizar aplicações práticas do que é estudado, em outras palavras, por meio do conhecimento da história da matemática é possível mostrar aos alunos de que forma e para qual finalidade as operações, fórmulas e outros conhecimentos matemáticos foram desenvolvidos em seus determinados contextos, utilizando situações práticas e de vivência