Autores: Glenda de Fátima Amorim Quadros, Maria Augusta Raposo de Barros Brito, Matheus Amorim da Luz

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas oriunda/decorrente/advinda do projeto Vivências Formativas em Matemática com Professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Munícipio de Bragança/PA, vinculado a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), está em andamento, no campo de formação continuada de professores, no que se refere a sua prática como docente. Esse projeto teve início a partir de um trabalho de colaboração entre três professores, uma bolsista e um voluntário, todos da Faculdade de Matemática/Campus Bragança/Universidade Federal do Pará, em que deseja ressaltar a importância de se utilizar ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem dos alunos dos anos iniciais em matemática. Entre esses softwares matemáticos que podem ser utilizados, destacamos o GCompris, GeoGebra, Winplote, Wingeom e Winmat, abordando três áreas da matemática: Aritmética, Álgebra e Geometria, usando como auxilio as plataformas Google Meet e Classroom para o desenvolvimento das aulas.