Autor: José Erildo Lopes Júnior

Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado em andamento que visa transformar costumes, hábitos e pensamentos relacionas às Mitológicas de Claude Lévi-Strauss em conhecimentos práticos associados ao currículo do Ensino Fundamental II de matemática da Educação Básica, por meio das potencialidades e provocações. Seu objetivo central é apresentar propostas interdisciplinares que utilizem a produção do conhecimento com profundidade por meio da inserção de adaptações explorando e ressaltando conhecimento refletido na dinâmica de análise das questões. No que se refere a metodologia, nos apoiaremos em concepções da pesquisa qualitativa, por meio de atividades que estimulem um espaço de diálogo, ação, reflexão crítica, pensamento e consciência progressiva. Para tanto, é apresentada uma forma de abordagem, pontual e realista, cuja proposta é criar mecanismo para abordar temáticas de forma diversificada, oferecendo aos alunos mecanismos para refletir sobre a prática, criar autonomia em suas aprendizagens, inovar e autoformar-se. Dessa forma, é importante destacar que sua exposição pode proporcionar uma ressignificação dos conceitos, prática coletiva transformativa e estabelecimento de uma identificação própria ofertada pelo processo de mediação com a atividade.