Autores: Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Genivaldo Rodrigues Dos Santos, Wagner Davy Lucas Barreto
Resumo:
Este estudo objetiva analisar pesquisas que evidenciam o desenvolvimento da aprendizagem e conhecimentos matemáticos através dos Jogos Pedagógicos. O processo metodológico caracteriza-se como um estudo bibliográfico, acerca do ensino da disciplina de matemática através dos jogos matemáticos em especial o jogo do NIM. De origem chinesa, o jogo gera elementos importantes na construção do conhecimento matemático. Os autores pesquisados consideram os jogos como atividade essencial na educação de crianças, pois possibilitam o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral, bem como a aprendizagem de conceitos. E é nesse sentido, que a escola deve utilizar-se desse eficiente recurso favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem. Percebe-se que o uso dos jogos é um caminho natural de aprendizagem tornando-o um grande aliado do processo de ensino-aprendizagem. É necessário, no entanto, ações didáticas planejadas para que essa atividade se torne efetivamente produtiva. Os jogos pedagógicos, neste modo, favorecem a relação sócia afetiva, desprezada nos moldes de uma educação tradicional. O ato de brincar tem uma fundamental relevância na construção do pensamento da criança.