Autores: Franco Deyvis Lima de Sena, Emily da Costa Madeira, Érica Letícia da Silva Madeira

Resumo:
O A presente proposta de Comunicação Oral é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido a partir de experiências vivenciadas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus X, discussões propiciadas no Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira (GCEM-EAB) e no estágio realizado via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. Na pesquisa aqui exposta, propôs-se investigar de que forma a Geometria Euclidiana está organizada no livro didático do 6º Ano do Ensino Fundamental e como essa abordagem é verificada quanto ao desenvolvimento do Pensamento Geométrico seguindo modelo de van Hiele. Considerando esses aspectos e evidenciando afinidade com a Didática da Matemática, optou-se pela adoção da Teoria Antropológica do Didático (TAD), especificamente a Análise Praxeológica, como uma perspectiva Teóricametodológica que permite uma forma sistemática para análise das Organizações Matemáticas (OM) e Organizações Didáticas (OD) identificáveis. Diante da analise efetuada, considera-se que a pesquisa realizada pode contribuir para reflexão sobre a disposição do objeto no livro didático e de seu uso por professores de matemática.