Autora: Juliana Chiarini Balbino Fernandes
Resumo:
O Com o intuito de compreender a formação de professores brasileiros no período escolanista, face a novas propostas pedagógicas faz-se necessário analisar como ocorreram as apropriações desta proposta. Diante desta indagação, elegeu-se como fontes para este estudo o manuais de didática: “Os Centros de Interesse na Escola”, escrito por Abner de Moura, em 1931. Pretende-se ainda, identificar como os saberes aritméticos estão configurados nesta obra. Nessa análise, apoiou-se nos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e nos estudos de Roger Chartier. Observa-se que o ensino da aritmética não se limitaria a horários e deveria abranger as demais matérias. O sentimento de unidade se estabeleceria a partir da observação, associação e expressão, que são responsáveis por coordenar um programa de atividades culturais, concentrando-o em torno de uma ideia central. Por fim, os conceitos aritméticos deveriam ser privilegiados e trabalhados na primeira ou segunda parte da distribuição diária.