Autor: Wagner Gomes Barroso Abrantes
Resumo:
O Este artigo consiste em um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de vetores inseridos no contexto da navegação, tendo como público-alvo alunos do primeiro ano do Ensino Médio e sob as orientações metodológicas do Design Experiment. Este texto apresenta três momentos ao longo da pesquisa: a aplicação de uma atividade diagnóstica, um encontro para debate sobre a atividade diagnóstica e a aplicação de um bloco de atividades de intervenção, nessa ordem. A análise dos dados mostra que houve melhora significativa de rendimento dos alunos após o encontro. Neste sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma análise preliminar sobre a contribuição do contexto da navegação na aprendizagem de vetores, lançando mão do aporte teórico dos Três Mundos da Matemática. Após a análise dos protocolos e dos diálogos dos alunos, foi possível concluir que a contextualização dos vetores na navegação auxiliou no incremento da habilidade de abstração, tendo contribuído para a significação do vetor e possibilitando um breve percurso pelos mundos corporificado e simbólico pela maioria dos alunos.