Autor: Samuel Antonio Silva do Rosario
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, na produção de cerâmica da comunidade vila Cuéra, quais racionalidades matemáticas orientam essa prática sociocultural, no intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na educação básica. A pesquisa tem como lócus empírico essa comunidade tradicional, localizada às margens do rio Caeté, no espaço rural do município de Bragança, estado do Pará, Brasil. A reflexão se pauta pela ótica de Lévi-Strauss (2012) ao tratar sobre a ciência do sensível, guiada pelos sentidos humanos e o procedimento metodológico escolhido privilegia técnicas etnográficas, no sentido de facilitar o entendimento da relação da Matemática com a produção de cerâmica na comunidade escolhida, buscando estabelecer laços que auxiliem o processo de construção dos saberes Etnomatematicos observados. Dessa forma, foi possível concluir que, nas etapas que compõem a elaboração de uma peça de cerâmica, o artesão mobiliza saberes Etnomatematicos que podem dialogar com os saberes acadêmicos oriundos da Matemática.