Segunda-feira – 20/06

Horário / Dias Mirante Sala 1 (40 vagas) Mirante Sala 2 (40 vagas) Mirante Sala 3 (40 vagas) Mirante Sala 4 (40 vagas) Mirante Sala 5 (40 vagas) Mirante Sala 6 (40 vagas) Mirante Sala 7 (40 vagas) Mirante Sala 8 (40 vagas)
15:40 – 16:00 A ETNOMATEMATICA DA CERAMICA CAETEUARA DA VILA CUERA EM BRAGANÇA-PA A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO
PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA

A NAVEGAÇÃO COMO CONTEXTO PARA O
ENSINO DE VETORES: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
ABNER DE MOURA E OS “CENTROS DE
INTERESSE NA ESCOLA”
LADRILHAMENTOS ANÁLISE DE PADRÕES SIMÉTRICOS EM
TABELA GENÉTICA DE COMBINAÇÕES
BINÁRIAS
ANÁLISE DE SERIE TEMPORAL: COVID-19 NO
ESTADO DO PARÁ
ANÁLISE DO ÍNDICE IFIX POR MEIO DE
SÉRIES TEMPORAIS, USANDO O SOFTWARE
R. STATISTICS
16:00 – 16:10 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:10 – 16:30 ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE LIVROS DIDÁTICOS COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NO
TRIÂNGULO RETÂNGULO NOS ESTUDOS DE
ENGENHARIA CIVIL
APLICAÇÕES DE INTEGRAIS DUPLAS NO CÁLCULO DE MASSA, MOMENTO E CENTRO DE GRAVIDADE EM SUPERFÍCIES COM DISTRIBUIÇÃO DE MASSA CONSTANTES AS LEIS DE KEPLER: UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO DEDUÇÕES ALGÉBRICAS E APLICAÇÕES NO GEOGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BARALHO DO CÁLCULO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A COMPONENTE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

Terça-feira – 21/06

Horário / Dias Mirante Sala 1 (40 vagas) Mirante Sala 2 (40 vagas) Mirante Sala 3 (40 vagas) Mirante Sala 4 (40 vagas) Mirante Sala 5 (40 vagas) Mirante Sala 6 (40 vagas) Mirante Sala 7 (40 vagas) Mirante Sala 8 (40 vagas)
15:40 – 16:00 BINGO DAS GEOMETRIAS: UM ESTÍMULO
PARA O ENSINO ATRAVÉS DO LÚDICO
BOAMÁTICA: DECOLONIZANDO A
MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA

CÁLCULO DAS RAÍZES DA FUNÇÃO QUADRÁTICA A PARTIR DA FORMA ALGÉBRICA DE UM NÚMERO COMPLEXO
CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA GEOMETRIA ANALÍTICA CLASSIFICAÇÃO DOS SUBGRUPOS FINITOS
DO GRUPO DE ROTAÇÕES EM 3 DIMENSÕES
COMUTATIVIDADE DE GRUPOS FINITOS CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DOS JOGOS MATEMÁTICOS CONTANDO ALGARISMOS: A SEQUÊNCIA DE CONWAY ORDENADA
16:00 – 16:10 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:10 – 16:30 DINÂMICA DE LIMITE SINGULAR E ATRATORES PARA EQUAÇÕES DE ONDA CONECTADAS EM PARALELO DOMINÓ DOS RESTOS: UMA PROPOPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE DIVISIVIBILIDADE E CONGRUÊNCIA MODULAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VERTENTES DO CAMPO DE PESQUISA FRENTE AO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 ENSINO DE FATORAÇÃO PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PANTOGRÁFICAS ESPIRAL DE TEODORO: DESCOBRINDO A SOMATORIA DA ÁREA ESQUEMA NUMÉRICO ENTRÓPICO ESTABLE Y BIEN BALANCEADO PARA EL MODELO DEL FLUJO SANGUÍNEO A TRAVÉS DE LAS ARTERIAS CON EL HOMBRE EN ETERNO REPOSO ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO DE CORPOS REDONDOS

Quinta-feira – 23/06

Horário / Dias Mirante Sala 1 (40 vagas) Mirante Sala 2 (40 vagas) Mirante Sala 3 (40 vagas) Mirante Sala 4 (40 vagas) Mirante Sala 5 (40 vagas) Mirante Sala 6 (40 vagas) Mirante Sala 7 (40 vagas) Mirante Sala 8 (40 vagas)
15:40 – 16:00 ETNOMATEMÁTICA NAS RELAÇÕES ENTRE ENSINO DA MATEMÁTICA E AS VIVÊNCIAS RIBEIRINHAS NO SOME EM ABAETETUBA – PA EVIDÊNCIAS DA MATEMÁTICA CONTIDAS NAS MITOLÓGICAS MODELO MATEMÁTICO PARA LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE SINAL CELULAR FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA INTERFASE ENTRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA ISOMETRIAS NO PLANO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM STEAM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALGUNS AVANÇOS SOBRE A CONJECTURA
DE BESSE
16:00 – 16:10 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:10 – 16:30 ME DÊ MOTIVO: UM ENSAIO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA SUPERIOR SOB APLICAÇÕES EM CROCHÊ GEOMETRIA RIBEIRINHA: ASPECTOS MATEMÁTICOS EM PRÁTICAS TRADICIONAIS RIBEIRINHAS MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS MAGNÉTICOS APLICADOS AO CARREGAMENTO WIRELESS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EXISTÊNCIA E NÃO EXISTÊNCIA DE SOLUÇÕES GLOBAIS PARA A EQUAÇÃO DO CALOR COM COEFICIENTES DEGENERADOS MODELOS DE CRIPTOGRAFIA BASEADOS EM CURVAS ELÍPTICAS NÚMEROS MÁGICOS DE BALL O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA LOGICISTA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO 1º GRAU PELOS
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DO MUNICIPIO DE PACAJÁ – PA

Sexta-feira – 24/06

Horário / Dias Mirante Sala 1 (40 vagas) Mirante Sala 2 (40 vagas) Mirante Sala 3 (40 vagas) Mirante Sala 4 (40 vagas) Mirante Sala 5 (40 vagas) Mirante Sala 6 (40 vagas) Mirante Sala 7 (40 vagas) Mirante Sala 8 (40 vagas)
15:40 – 16:00 O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA O TERCEIRO PROBLEMA DE HILBERT E INVARIANTES DE DEHN
ONDE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCONTRA A PESSOA SURDA?
OS JOGOS (NO ENSINO DE MATEMÁTICA) DE ACORDO COM AS DIRETRIZES PROPOSTAS PELA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARADOXOS E SOFISMAS MATEMÁTICOS – UM CONVITE À INVETIGAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA PONCELET E OS GÊMEOS PRODUÇÕES MATEMÁTICAS INTERDISCIPLINARES: EXPOSIÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS VOLTADAS A VALORIZAÇÃO CULTURAL DA NEGRITUDE E DOS POVOS INDÍGENAS RECORTES HISTÓRICOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
16:00 – 16:10 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16:10 – 16:30 ROBÓTICA SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: VIVENCIANDO ATIVIDADES NO ENSINO PÚBLICO. TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PESQUISA QUALITATIVA UMA ABORDAGEM A TEORIA DOS FRACTAIS UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DOS SABERES MATEMÁTICOS E SUAS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO NAVAL NA AMAZÔNIA. UMA ADAPTAÇÃO AO MÉTODO GELOSIA UTILIZAÇÃO DE UM BLOG SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM
PARAGOMINAS-PA
VIÈTE E O NASCIMENTO DA ÁLGEBRA SIMBÓLICA UM PERCURSO HISTÓRICO EM QUATRO CONTEXTOS