As aprendizagens matemáticas dos alunos associam-se a natureza, tipo e foco das oportunidades de aprendizagens matemáticas que lhes são facultadas e potenciar essas aprendizagens, com compreensão, demanda um conhecimento da nossa parte enquanto professores que nos permita fazer diferente daquilo que fizeram conosco. Neste workshop iremos discutir em torno dos sentidos da multiplicação – adição sucessiva de parcelas iguais, combinatória e configuração retangular – e dos distintas registros de representação mais adequados para atribuir significado a cada um desses sentidos. Discutiremos também algumas das especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado a possibilitar que os nossos alunos desenvolvam um entendimento além de um “saber fazer” e possam entender o que fazem e por que o fazem, a cada momento. Toda essa discussão sustenta a atribuição de significado a cada um dos passos do algoritmo e, nesse sentido, as discussões envolverão um itinerário de brincadeiras na Educação Infantil até a formalização do algoritmo “típico” nos Anos Iniciais e a problematização das conexões com a multiplicação de quantidades em representação de fração.