Autores: Yuriko Yamamoto Baldin, Aparecida Francisco da Silva
Resumo:
O uso de jogos para atrair interesse de alunos e professores para a Matemática é conhecido e aceito por muitos professores, educadores e pesquisadores, tanto sob perspectiva cultural do desenvolvimento de pensamento matemático notada ao longo dos tempos, como também pelas recomendações curriculares das tendências educacionais atuais. A proposta desta oficina é trabalhar atividades práticas de interação dinâmica na resolução de um desafio clássico de aritmética, encontrado frequentemente em livros de jogos ou de divertimentos matemáticos, com uso sistemático da Metodologia de Resolução de Problemas. Pretende-se vivenciar as dimensões pedagógicas de situações do jogo, das quais fazem parte a descoberta, a exploração e a formulação de conjeturas, a expansão de ideias, e acima de tudo a sistematização das descobertas e das respostas. O problema é conhecido como “pilha triangular” e consiste em um desafio de preencher as casas dispostas como vértices ou pontos médios de um formato triangular com os dígitos estabelecidos. O nível de conhecimento requerido é do Ensino Fundamental I, sendo o diferencial da oficina a abordagem original de questionamentos para desenvolver o raciocínio por trás das diferentes soluções, apoiada pelo método de Lesson Study. Destinada aos professores futuros e em exercício, a atividade vivenciada pode ser executada diretamente numa sala de aula, o que enriquece o conjunto de recursos didáticos do professor de matemática, com destaque para os conteúdos de Matemática, explorados durante a resolução do problema, identificados no currículo escolar. A oficina fez parte da capacitação de professores da Diretoria de Ensino-Região de Jales, em 2021.