Autores: Robson do Carmo Dutra Dias, João Cláudio Brandemberg, Romulo Everton de Carvalho Moia

Resumo:
O trabalho em questão faz uma abordagem sobre os saberes matemáticos e suas relações com a construção naval na Amazônia, evidenciando as práticas socioculturais dos carpinteiros navais artesanais da Mesorregião do Baixo Tocantins/PA, a partir das consequências da implantação dos grandes projetos governamentais nas práticas desses profissionais, como a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), assim como, o desenvolvimento das cidades e o crescimento populacional. Tem por objetivo apresentar alguns estudos que tratam sobre os saberes matemáticos e suas relações com a carpintaria naval artesanal. Faz relações das práticas socioculturais com uma abordagem Etnomatemática, fundamentadas em autores como: D’Ambrosio (2005), Mendes e Farias (2014), Knijnik (1993), entre outros. Verificou-se que os saberes matemáticos e outros conhecimentos ditos científicos, são adquiridos através de aprendizados com carpinteiros mais velhos e também através dos erros e acertos na prática diária. O pouco conhecimento escolar que possuem não interfere na confecção das embarcações. Entretanto, as práticas socioculturais desses sujeitos, assim como os conhecimentos matemáticos, são poucos ou não são utilizados no contexto da matemática escolar.