Autores: Veraciv Brabo de Vasconcelos, Miguel Chaquiam

Resumo:
Apresentamos um recorte das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), sobre a unidade temática probabilidade. Ressaltamos a pouquidade de trabalhos científicos voltados para ensino dessa unidade temática, trabalhos que associem história e matemática, bem como a constituição e evolução dos conceitos relacionados a teoria da probabilidade. Buscou-se orientações na BNCC (2017) e fundamentos em autores que defendem o uso da história da matemática no ensino, como Mendes (2021), Roque (2012), Brandemberg (2021), Chaquiam (2020). Autores que contribuem para o processo de uso da história da matemática no ensino de conteúdos matemáticos, buscam e elaboram materiais que podem auxiliar os professores em suas práxis diárias. Desse modo, um dos objetivos é proporcionar possibilidades de ensinar probabilidade com a inserção da história da matemática, aproximar o aluno de fatos históricos que geraram os conceitos hoje utilizados no campo da teoria da probabilidade, fatos que podem ser evidenciados nos recortes da história da probabilidade e nas atividades para sala de aula.