Autores: Romulo Everton de Carvalho Moia, Rômulo de Jesus Souza de Oliveira, Robson do Carmo Dutra Dias

Resumo:
Essa pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma sequência de ensino da Função Afim para alunos do primeiro ano do ensino médio mediada pelo software GeoGebra. Lançamos mãos de pressupostos teóricos de Mendes (2009)), Borba e Penteado (2010), Moran (2000), Hohenwarter e Preiner (2007), sendo esses a base estrutural para o desenvolvimento e construção da pesquisa. Para tanto, realizamos num primeiro momento um levantamento bibliográfico acerca de algumas metodologias de ensino na Educação Matemática. Em seguida fizemos um estudo acerca das tecnologias digitais no ensino escolar, que no caso é software matemático GeoGebra. E por fim, elaboramos três propostas de atividades da função afim, tendo como ferramenta principal o GeoGebra. O software GeoGebra mostrou-se eficiente para quem buscar desenvolver práticas novas com suportes tecnológicos, sem ter amplo domínio de informática. Assim, é notório que o desenvolvimento do ensino de matemática também dependerá do aperfeiçoamento e qualificação dos professores para que estejam sempre inteirados com os avanços tecnológicos, bem como a aplicação deste como ferramenta didática no ambiente de ensino da matemática.