Autores: Antonio Carlos Perrone, Sinvaldo Santana Dos Santos, Wagner Davy Lucas Barreto

Resumo:
Este estudo consistiu em observar as práticas pedagógicas utilizadas durante o ensino da equação do 1º grau nas turmas do 7º ano do ensino fundamental das escolas do município de Pacajá – Pará. No decorrer da pesquisa verificou-se o grau de escolarização dos professores, suas experiências com o ensino da matemática e a maneira como o conteúdo é ensinado aos alunos. Como a pesquisa foi voltada à equação de 1º grau, percebeu-se que os professores se esforçam para ministrar o conteúdo, mas nem sempre o objetivo é alcançado. E que os alunos muitas vezes só conhecem os conceitos e as fórmulas matemáticas de maneira mecanizada e descontextualizada. Além disso, muitas vezes as regras são mal interpretadas, aplicadas incorretamente, provocando um erro no processo de aprendizagem das equações. O ensino da álgebra inicia-se como conteúdo da grade curricular apenas no 7º ano do ensino fundamental, e os erros originados através da metodologia adotada interfere na vida dos estudantes negativamente. Um dos problemas que envolvem o ensino da álgebra é o fato do aluno precisar saber de aritmética para depois começar a estudar álgebra, uma vez que na aritmética os alunos conseguem absorver mais facilmente o conhecimento. Se os alunos compreenderem a relação entre a aritmética e a álgebra, certamente conseguirão absorver esse novo conhecimento e resolver os problemas pertinentes à equação de 1º grau.