Autores: José do Socorro Dos Santos da Costa, Dirley Ferreira da Silva, Osvaldo Dos Santos Barros
Resumo:
Esta comunicação oral trata sobre a nossa pesquisa para a dissertação de mestrado em docência em educação em Ciências e Matemáticas, que tem como objetivo buscar estabelecer conexões entre os conteúdos curriculares dos alunos das escolas ribeirinhas da região das ilhas de Abaetetuba e as práticas cotidianas desses alunos, Práticas culturais ribeirinhas, com base nos princípios da Etnomatemática, seguindo ensinamentos de D’Ambrósio (2018), Vergani (2007) e Bishop (1999). O desenvolvimento do nosso estudo nos conduziu à realização de uma pesquisa de finalidade aplicada, quanto à realização das propostas didáticas, organizadas em um produto educacional para o ensino dos conceitos matemáticos disciplinares em turma do Ensino Fundamental II. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme apresenta Severino (2007, p. 119). No sentido de discutirmos as práticas pedagógicas de ensino da matemática em escolas ribeirinhas, fazendo um estudo de caso das turmas do SOME, realizado nas ilhas de Abaetetuba. Com o produto educacional esperamos colaborar com o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos e sua possível utilização no cotidiano dos alunos ribeirinhos. Como resultados da pesquisa temos a construção de um produto educacional que emergiu de uma grande interação nossa com pessoas das comunidades através das nossas atividades de ministrar aulas de matemática, nas ilhas de Abaetetuba, no Sistema de Organização Modular de Ensino-SOME, e de entrevistas com pessoas dessas localidades; podemos citar também como resultado um histórico sobre o SOME e informações de seu funcionamento como sistema educacional, principalmente para novos professores, novos gestores e pesquisadores interessados ao tema