Segunda-feira – 20/06

Horário / Dias HALL DO CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES
16:40 – 17-40 A ÁLGEBRA DOS OCTÔNIOS. A BELEZA E EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO
MODELO MALTHUSIANO NAS EQUAÇÕES DIFERENCIAS E SUAS PARTICULARIDADES.
COMPORTAMENTO ARITMÉTICO DE FUNÇÕES TRANSCENDENTES A EQUAÇÃO DO TRANSPORTE A FUNÇÃO SIGMOIDAL LOGÍSTICA COMO MODELO DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE
AÇAIZEIRO
A KHAN ACADEMY E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: UM PANORAMA DAS
TESES E DISSERTAÇOES
A LEI DE SNELL E O PRINCÍPIO DE FERMAT A NECESSIDADE DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA
A R-ÁRVORE DUAL PARA SUPERFÍCIES
TOPOLOGICAMENTE INFINITAS
A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM 3D COMO
FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
AÇÕES TÓRICAS E APLICAÇÕES ÁLGEBRA ABSTRATA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM
MATEMÁTICA
ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE SISTEMA DE
EQUAÇÕES DE ONDA SOB EFEITO TÉRMICO
ANÁLISE DE LIVROS – 4 DÉCADAS DE DIFERENÇA ENTRE DOIS LIVROS DIDÁTICOS
DE MATEMÁTICA
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS EPIDEMIOLÓGICAS PARA O ESTUDO DA
DENGUE EM BELÉM – PA
ANÁLISE DO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO PARA PESSOAS SURDAS
APLICAÇÃO DE PADRÕES LUNDA-DESIGNS EM GENÉTICA: UM INTERLÚDIO ENTRE
MATEMÁTICA E BIOLOGIA.
APLICAÇÕES DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS COM RETARDOS EM MODELOS
POPULACIONAIS
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA PEDAGOGIA AS POTENCIALIDADES DO KIT MULTIPLANO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE
PESSOAS DEFICIENTES
ASPECTOS HISTÓRICOS DO
DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DE POLIEDROS DURANTE O RENASCIMENTO
CAOTICIDADE: DETERMINAÇÕES SEGUNDO
O EXPOENTE DE LYAPUNOV
CLASSIFICAÇÃO DAS EDO’S DE SEGUNDA
ORDEM
A MATEMÁTICA POR TRÁS DA PROJEÇÃO
CARTOGRÁFICA

Terça-feira – 21/06

Horário / Dias HALL DO CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES
16:40 – 17-40 CÓDIGOS E CRIPTOGRAFIA PÓS-QUÂNTICA COMPARAÇÃO ENTRE UM MODELO ARIMA E UM MODELO ARIMA-RNA NA MODELAGEM DO FENÔMENO DA PROPAGAÇÃO ELETROMAGNÉTICA APLCIADA EM
TELECOMUNICAÇÕES
A ELEGÂNCIA DA EQUAÇÃO DE TSIOLKOVSKY: A MATEMÁTICA DOS FOGUETES CONTAGEM E SISTEMAS NUMÉRICOS:
ENCONTROS ENTRE A MATEMÁTICA E A LINGUAGEM
CONTEXTO HISTÓRICO E APLICAÇÃO DA
CATENÁRIA
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS EM
TEMPOS DE ENSINO REMOTO
CONTRUÇÃO DA ASA DE UM AVIÃO COMO MOTIVAÇÃO PARA INTRODUÇÃO DE
NÚMEROS COMPLEXOS
CRIPTOGRAFIA EM FUNÇÕES POLINOMIAIS
CRIPTOGRAFIA RSA: UMA APLICAÇÃO DA
TEORIA DOS NÚMEROS
DA NECESSIDADE DE UMA INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DINÂMICA PARAA DEFINIÇÃO DE DIFERENCIABILIDADE EM FUNÇÕES DE
DUAS VARIÁVEIS INDEPENDENTES
DECOMPOSIÇÃO QR E MÍNIMOS
QUADRADOS: UMA VISÃO GEOMÉTRICA
DEFICIÊNCIA VISUAL E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA DE LIMITE SINGULAR E ATRATORES PARA EQUAÇÕES DE ONDA
CONECTADAS EM PARALELO
ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE UM HIPERTEXTO MATEMÁTICO – HIPERMAT EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS À
CINEMÁTICA DE MANIPULADORES ROBÓTICOS
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS A CIRCUITOS RC
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS À EPIDEMIOLOGIA COM SUPORTE DO
MÉTODO DE DIFERENÇAS FINITAS
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS À LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON EM COPO
TÉRMICO
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE
AUTOVALORES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO PAPEL PRIMORDIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DE MATEMÁTICA
FUNÇÕES RECURSIVAS: A MATEMÁTICA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO APLICADA AO
ENSINO MÉDIO
GEOGEBRA REALIDADE AUMENTADA COMO NOVA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O
ENSINO DE MATEMÁTICA
GEOMETRIA ESPACIAL: O CÁLCULO DO VOLUME DO CUBO E DA PIRÂMIDE COM O
AUXÍLIO DE MATERIAL CONCRETO
GRUPOS QUE POSSUEM O PROBLEMA DA
PALAVRA DECIDÍVEL
CARTEADO DA DIVISIBILIDADE E DA CONGRUÊNCIA MODULAR

Quinta-feira – 23/06

Horário / Dias HALL DO CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES
16:40 – 17-40 INSTERDISCIPLINARIEDADE MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO CÁLCULO NA
CINEMÁTICA
INTRODUÇÃO A DINÂMICA E MODELAGEM NO ESTUDO DE FENÔMENOS
EPIDEMIOLÓGICOS.
INTRODUÇÃO à PROBABILIDADE
UTILIZANDO EXPERIMENTOS SIMPLES
JOGO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES
ALGÉBRICAS
JOGO DO NIM E O ALGORITMO DE EUCLIDES LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON: ENTRE TEORIA E PRÁTICA LIBER ABACI: UM MANUAL DE ARITMÉTICA
PRÁTICA E COMERCIAL
MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM ESCOLAS DE TEMPO
INTEGRAL
MATEMÁTICA E RECICLAGEM: ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO JOGOS
DIDÁTICOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS.
MATEMÁTICA E TIPOS SANGUÍNEOS: UMA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCISPLINAR
MÉTODO DE POLYA: UM PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BELAS SOLUÇÕES PARA EQUAÇÕES
DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
MODELAGEM DO PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA USANDO O MÉTODO
VARIACIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ZICA VÍRUS NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA
O CONCEITO DE FUNÇÃO: DE BERNOULLI A
BOUBARKI
O GRAU TOPOLÓGICO E APLICAÇÕES O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE APLICAÇÕES DE CONCEITOS MATEMÁTICOS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
O MOTIVO DE ESTUDAR EQUAÇÕES DO
SEGUNDO GRAU
O PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA O PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA EM
ANIMAÇÃO NO GEOGEBRA
O PROBLEMA DOS ANIVERSÁRIOS O USO DO GEOGEBRA PARA EXEMPLIFICAR
A CONSTRUÇÃO DO PENTÁGONO REGULAR
O XADREZ PEDAGÓGICO E SUA INFLUÊNCIA
NA MATEMÁTICA
LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON: MODELAGEM MATEMÁTICA DA CONSERVAÇÃO DA TEMPERATURA EM UMA GARRAFA DE CAFÉ

Sexta-feira – 24/06

Horário / Dias HALL DO CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES
16:40 – 17-40 PA_T5_ O PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA E TAUTÓCRONA; LUCAS_ASSUNÇÃO; JOSE
ANDERSON_PRAZERES
RECURSOS DIDÁTICOS E A ABORDAGEM
INTERDISCIPLINAR NA MATEMÁTICA
REFLEXÕES ACERCA DO USO DE MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL, COM ÊNFASE EM CILINDRO E
PARALELEPÍPEDO
RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA
NUMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA
REPRODUÇÃO COMPUTACIONAL COM
PYTHON DE UMA CATENÁRIA DADOS O COMPRIMENTO DO FIO E DOIS PONTOS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERDISCIPLINARES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I E II PRESENTES NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
DOS ESTUDANTES
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: DO RIGOR MATEMÁTICO A UMA ABORDAGEM PARA
PROFESSORES POLIVALENTES
SOBRE ANÉIS DE INTEIROS E APLICAÇÕES EM
COMUNICAÇÕES
SOLUÇÃO NÃO-CLÁSSICA DE EQUAÇÕES ELÍPTICAS TOTALMENTE NÃO LINEARES VIA
ÁLGEBRAS NÃO ASSOCIATIVAS
SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EDO’S DE PRIMEIRA ORDEM PELO MÉTODO DE
RUNGE-KUTTA DE QUARTA ORDEM
SUPERFÍCIES MÍNIMAS E PELÍCULAS DE
SABÃO.
TRANÇAS, NÓS E PROTETORES DE PARA-
BRISA
UM DIAGNÓSTICO ACERCA DO OBJETO DE CONHECIMENTO PROPORÇÃO COM O USO
DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
UM ESTUDO SOBRE FRAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE AS ANÁLISES DE ERROS. UM ESTUDO SOBRE ÍNDICES DE CAMPOS DE
VETORES
UM JOGO MATEMÁTICO DESENVOLVIDO A PARTIR DO CONCEITO INTUITIVO DE PROBABILIDADES
UM POUCO DA EVOLUÇÃO EM SÓLIDOS
PLATÔNICOS
UM REPASSO SOBRE AS FORMAS ANALÍTICA E GEOMÉTRICAS DO TEOREMA DE HAHN-
BANACH E APLICAÇÕES
UMA BUSCA PELA APRENDIZAGEM CRIATIVA ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES DE
MODELAGEM 3D
USO DE HQ’S PARA O ENSINO DE
MATEMÁTICA
USO DE TABELAS E TEIAS DE CONGRUÊNCIA
PARA RESOLUÇÕES DE QUESTÕES DO ENEM
USO DO GEOPLANO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA TURMA DE 3ª ETAPA EM UMA ESCOLA
MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS – PARÁ
VERIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE RIO LARGO VERIFICANDO A POSSÍVEL OCORRÊNCIA DA LEI DE NEWCOMBBENFORD PARA O APARECIMENTO DE LETRAS EM OBRAS
LITERÁRIAS LUSÓFONAS