Sobre
A Sociedade Brasileira de Matemática promove colóquios de Matemática nas cinco grandes regiões do Brasil, com o objetivo de disseminar o conhecimento matemático em suas diversas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações e divulgação. Esses colóquios regionais atraem um público amplo, que inclui estudantes de todos os níveis, além de professores e pesquisadores de Matemática e áreas afins em todo o território nacional, com ênfase especial em cada região.
Dentro desse contexto, o Colóquio de Matemática da Região Nordeste é tradicionalmente realizado no terceiro quadrimestre dos anos pares e já conta com seis edições realizadas. As sedes anteriores foram: Universidade Federal de Sergipe (Aracaju, Sergipe) em 2011; Universidade Federal do Piauí (Teresina, Piauí) em 2012; Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Bahia) em 2014; Universidade Federal do Maranhão (São Luís, Maranhão) em 2018; Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, Paraíba) em 2022; e Instituto Federal de Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (IFCE), em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Regional do Cariri (URCA), em 2024.
Em 2026, o VII Colóquio de Matemática da Região Nordeste será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2026, organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade do Recife, Pernambuco.
Baixe o cartaz do evento clicando aqui
Contato e mais informações: coloquiomatematica2026@ufpe.br










