Autor: João Cláudio Brandemberg

Resumo:
O propósito deste minicurso é tratar a resolução de problemas de cunho histórico, a partir da apresentação e discussão de seus métodos (estratégias, ferramentas, técnicas, algoritmos, fórmulas) de resolução produzidos historicamente. Iniciamos com aspectos da geometria grega na antiguidade, perpassando a álgebra renascentista e chegando a modernidade do cálculo. Em nossa caminhada, trazemos a face alguns dos principais matemáticos responsáveis por este desenvolvimento na resolução de problemas matemáticos nas áreas pesquisadas. Apresentamos, então, atividades de cunho histórico que possam ser trabalhadas no processo de sala de aula e sirvam de modelos para a elaboração de outras atividades por professores e estudantes. Trazemos outras atividades (problemas) que devem ser adaptadas a um formato didaticamente adequado, tratando com problemas práticos, técnicos e/ou recreativos. Além disso, objetivamos e inferimos que uma discussão de métodos históricos na resolução de problemas, deve propiciar aos nossos estudantes as possibilidades, a partir dos desafios na resolução de problemas, de ampliação e multiplicação dos caminhos criativos que os levem as novas fronteiras do conhecimento matemático.