Autores: Miguel Chaquiam

Resumo:
Pesquisas indicam que o professor deve buscar formas variadas de ensinar e, se tratando da Matemática, existem possibilidades no campo da educação matemática que podem contribuir para um trabalho mais eficaz no sentido de despertar interesse dos alunos e propiciar uma sólida formação matemática dentro de contextos que envolvam história e matemática. Nesse sentido, a História da Matemática pode ser integrada ao ensino de modo a constituir-se em fonte de objetivos e métodos para o ensino-aprendizagem; instrumento na formalização de conceitos; instrumento unificador dos vários campos da matemática e instrumento que possibilita o resgate da identidade cultural, especialmente para responde alguns “porquês”. A partir das inquietações ao ministrar História da Matemática na graduação, aquilatada na pós-graduação com História da Matemática como recurso didático, associada a revisão da literatura sobre o uso da história e o ensino de conteúdos matemáticos e nas empirias onde foram utilizadas um diagrama-metodológico, cujos resultados foram expostos em livros e artigos (CHAQUIAM, 2013, 2015, 2016, 2017, 2020, 2021), emergiu essa proposta como alternativa para integração da história e conteúdos matemáticos, que tem por objetivo apresentar o diagrama-metodológico, reflexões acerca dos contextos que o compõem, considerações sobre a elaboração do texto balizado pelo diagrama e percepções de alunos e professores em relação ao uso deste. Por fim, será apresentado um texto que retrata a constituição e as primeiras definições de função, elaborado a partir do diagrama proposto, e as atividades assentadas neste texto, prevista para ser desenvolvida em dois dias, totalizando 4 horas.